Nascida Arlette Pinheiro Esteves da Silva, seu nome de registro é conhecido por poucos. Mas Fernanda Montenegro chega aos ouvidos até de quem não é íntimo de filmes e novelas, por ser reconhecida como uma das maiores – senão a maior – referências femininas da arte.

Dama do cinema e dama da dramaturgia são algumas alcunhas atribuídas à atriz, radialista, locutora e apresentadora, que completa 90 anos de vida nesta quarta-feira, 16. Única indicada ao Oscar em produções brasileiras (pela atuação em "Central do Brasil"), ela coleciona inúmeros prêmios e conquistas em mais de sete décadas dedicadas à arte.

Casada por toda uma vida com o mesmo homem – o ator Fernando Torres, falecido em 2008, aos 80 anos – é mãe de Cláudio Torres, 57, diretor, e Fernanda Torres, 54, atriz.

Fernanda Montenegro"Prólogo, Ato, Epílogo" narra as memórias de Fernanda Montenegro.  

Apesar de (agora) nonagenária, Fernanda Montenegro está mais ativa do que nunca. Lançou na semana passada o livro "Prólogo, Ato, Epílogo" (Companhia das Letras), em que narra suas memórias. Poucos dias antes, foi centro de uma polêmica ao ser ofendida pelo diretor da Funarte por aparecer travestida em bruxa sendo queimada com livros na capa de uma revista artística.

Com tanta vivacidade e experiência, Fernanda Montenegro é um poço de inspiração para muita gente. Conversamos com Alexandre Pedro, psicanalista, master practitioner de PNL e hipnoterapeuta, e Gislene Teixeira, especialista em relacionamentos e sexualidade, sexóloga, mediadora e conciliadora de conflitos, que listam lições que podemos aprender com a aniversariante do dia. Confira abaixo. 

Ter disposição 

Não é por acaso que Fernanda Montenegro é considerada uma das maiores atrizes brasileiras. Com mais de 70 anos de carreira, ela tem uma disposição de causar inveja a muita gente que não chegou nem à metade da sua idade. Viaja o país inteiro levando sua delicadeza e talento, se mantém viva, dentro e fora de cena, sempre com seu sorriso discreto e seu entusiasmo.

Ter fé como base

Um dos alicerces da vida da atriz é a sua fé. Esse é um dos pilares principais da sua carreira, o que já foi mencionado em muitas ocasiões e entrevistas. Crente em tempos melhores, Fernanda confirma que a fé é algo fundamental para o ser humano.

Ser sempre determinada

Ainda adolescente, a atriz começou a atuar como locutora, o que foi um dos passos mais importantes da sua trajetória profissional. Apesar de ter na família o contato com a arte (seu avô materno, Pietro Nieddu, construiu com outros imigrantes o Teatro Municipal do Rio de Janeiro), até então, ninguém havia tido projeção. Buscando constantemente o crescimento e aprimoramento, tornou-se a atriz mais reconhecida nacional e internacionalmente, graças ao talento e à determinação.

Ser polivalente 

Atriz, locutora, radialista, apresentadora, escritora... Faltam talentos para qualificar tamanha versatilidade. Comédias, dramas, documentários ou qualquer outro gênero: Fernanda Montenegro encarna diferentes papéis e personagens, realizando tudo com uma habilidade ímpar.

Manter vínculos

A atriz sempre se manteve íntegra, com retidão de caráter e amor à vida, às artes, à família, incluindo o amor romântico. Isso nos mostra que sonhar, acreditar e ousar são comportamentos que nos movimentam e nos fazem viver, no sentido literal da palavra. Os vínculos que ela criou – em casa, na profissão, no relacionamento – mostram quanto ela se importa com que as relações não sejam rasas e superficiais.

Ser ousada

Mulher encantadora, sábia, envolvente, foi pioneira em muitos momentos, mesmo ainda quando vivia sob olhares que subjugavam uma "mulher e atriz". Ainda jovem, ousou ao se inscrever em concurso para locutora de rádio. Em nenhum momento da vida recuou diante de críticas e se mostrou perseverante frente à carreira, à vida, ao casamento e aos filhos.

Enfrentar as dificuldades

Há quem pense que ela sempre foi atriz renomada, de talento invejável e com a vida ganha e fácil. Ledo engano. Nascida no subúrbio, filha de mecânico e dona de casa, não tinha condições nem para comprar o vestido de noiva (casou-se com o traje emprestado de uma amiga).


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Quando quis ser mãe, precisou de tratamento de fertilização para engravidar. Ou seja, ela não desistiu diante das dificuldades. Desistir, aliás, é palavra que não cabe em seu vocabulário. O foco sempre no positivo a faz levar a vida com mais leveza e destreza, transformando obstáculos em degraus para impulsionar o que realmente é importante e requer energia.

Conciliar família e profissão

Seu casamento com Fernando Torres durou 56 anos, até o ator falecer. Invejável não é apenas o tempo da união, mas o companheirismo, a cumplicidade, a parceria, o amor, os sonhos, os prazeres que eles dividiram. Além da vida, compartilharam o palco. Brilharam juntos, sempre um apoiando o outro, mesmo em momentos difíceis. A vida pessoal e a profissional se misturaram de maneira eficiente.

Ser leal à missão

Convicta do seu papel e da sua missão em vida, mesmo nos momentos difíceis, Fernanda Montenegro nunca pensou em abandonar os palcos. Isso nos ensina o que é perseverança, amor e dedicação ao que faz. Leal à arte, recusou o convite para ocupar o Ministério da Cultura no governo Sarney, alegando que seria melhor sua presença no palco. Nasceu para ser artista e se mantém firme e grata à sua missão.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: