Santos é realmente incrível! A cidade completou 472 anos desde sua fundação, tendo muitas histórias e lições para contar. É a grande referência nacional em bem-estar, sendo um dos melhores municípios do nosso país para se viver, especialmente quando se trata da população 60+. Santos foi a cidade que obteve a melhor nota no índice agregado, dentre todas as cidades grandes avaliadas pelo IDL, além de ser a primeira colocada nas variáveis Finanças e Cultura e Engajamento.

Geografia e Finanças

Com belas praias e áreas verdes pela zona de proteção da Serra do Mar que abriga parte da Mata Atlântica, Santos tem um clima tropical e oferece a seus cidadãos e visitantes um maior contato com a natureza. A região da Baixada Santista atrai turistas todos os anos, que ficam encantados com as belezas locais. A cidade, no entanto, não vive apenas de sua natureza e do turismo. A economia santista se manteve importante para o país ao longo dos séculos. Começou com as exportações de café no porto, que segue nos dias de hoje como o principal do Brasil. Isso reflete na economia e finanças municipais. Os santistas podem contar com excelentes resultados em indicadores como PIB Municipal (4º lugar) e Renda da População Idosa (10º lugar).

Sociedade, Cultura e Engajamento

A participação da população nas questões políticas e sociais do município também é um excelente exemplo que Santos pode dar a todos. O número de secretarias e conselhos é alto na cidade, o que estimula a participação das pessoas em ajudar a melhorar a vida na cidade. Para a população idosa, viver na cidade é especialmente bom. Os indicadores de Cultura e Engajamento como número de cinemas (1º lugar), acesso à internet (4º lugar) e casamento de idosos (6º lugar) estão entre os com melhores notas no país.

 Orla da cidade de Santos, 1ª colocada no ranking do IDL. Crédito: Shutterstock

Sempre podemos melhorar

É claro que mesmo com tantos resultados positivos, Santos ainda pode melhorar em muitos aspectos. Os resultados do IDL resultados são obtidos comparando cidades brasileiras em diversas categorias então, sempre podemos melhorar mais um pouquinho. Os santistas, por exemplo, ainda podem melhorar suas taxas de desemprego (104º lugar) e o número de internações-clínico cirúrgicas de alta complexidade prestadas a população (113º lugar).

CONFIRA AQUI TODOS OS RESULTADOS DO IDL PARA SÃO PAULO E OUTRAS CIDADES

Parabéns!

Por fim, Santos tem muito o que comemorar: são 472 anos caminhando em prol do bem-estar de seus cidadãos e muitas conquistas alcançadas, especialmente no preparo para a longevidade. Parabenizamos a cidade pelo seu aniversário e fazemos votos que continue sempre se desenvolvendo cada vez mais, visando a garantir a qualidade de vida de todas as pessoas.

Compartilhe com seus amigos