Envelhecer bem e com saúde. Quem não quer? O ideal é a gente nem precisar ir ao médico. Mas se precisar, é claro que é bom ter um por perto, não é mesmo?

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon criou o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), junto com a conhecida Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é entender como as cidades brasileiras estão se preparando para o número cada vez maior de idosos em suas comunidades.

Na Bahia, 6 cidades consideradas grandes (ou seja, com população acima de 200 mil habitantes) foram investigadas. Aqui, vamos apresentar as campeãs do Estado da Bahia na categoria Cuidados de Saúde, que mostra a oferta de serviços médicos.

É importante dizer que essas campeãs também podem melhorar, inclusive na própria categoria Cuidados de Saúde. Estamos de olho!

VISITE O SITE DO IDL E CONHEÇA TODOS OS DADOS DE TODOS OS MUNICÍPIOS BAIANOS

As campeãs do Estado da BA

1° lugar na BA, 45º lugar no Brasil – Itabuna

Terra natal do escritor Jorge Amado, escritor do clássico da literatura brasileira “Gabriela Cravo e Canela”, Itabuna é a sexta maior cidade do Estado e apresenta bons indicadores de qualidade de vida. Segundo constatado nas análises do IDL, Itabuna se destaca em termos de saúde por sua cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial. No entanto, o número de internações clínico-cirúrgicas de alta complexidade não apresenta uma marca satisfatória.

2° lugar na BA, 54º lugar no Brasil – Salvador 

Capital do estado, Salvador é uma das cidades mais antigas da América e possui muitas riquezas históricas, culturais, gastronômicas e arquitetônicas, atraindo turistas de diversas partes do mundo. O número de cirurgiões e de fisioterapeutas são os fatores que apresentam melhores resultados na área da saúde na cidade. Já o número de hospitais com unidade de neurocirurgia de emergência teve baixa performance nos estudos do IDL.

3° lugar na BA, 74º lugar no Brasil – Vitória da Conquista

É o terceiro maior município da Bahia, Vitoria da Conquista fica situado na região sudoeste do estado e possui os setores de saúde, comércio e educação bem estruturados em relação a sua população. O número de leitos oferecidos tanto pelo sistema de saúde de forma geral, quanto pelo SUS exclusivamente, são pontos bem desenvolvidos na cidade. A quantidade de clínicas geriátricas, por outro lado, deixa a desejar.

4° lugar na BA, 95º lugar no Brasil – Feira de Santana

Feira de Santana é a maior cidade do sertão brasileiro e está localizada em uma zona de transição entre a Mata Atlântica e o Agreste. Tendo bom desenvolvimento econômico, Feira apresenta bons resultados em relação a quantidade de hospitais com unidade de neurocirurgia, embora o número de psicólogos ofertados à população ainda precise melhorar.

5° lugar na BA, 102º lugar no Brasil – Juazeiro

Às margens do Rio São Francisco, Juazeiro deu origem a dois grandes nomes da música brasileira em diferentes estilos: Ivete Sangalo com o axé, e João Gilberto com a bossa nova. Em matéria de saúde, Juazeiro obteve bons desempenhos no IDL com seu número de exames de mamografia realizados e quantidade de leitos no SUS. O atendimento de emergência, por sua vez, ainda apresenta desenvolvimento insuficiente.

Veja também as melhores cidades em Santa Catarina: https://institutodelongevidade.org/saude-e-bem-estar/cidades/melhores-cidades-santa-catarina-para-envelhecer-saude

Compartilhe com seus amigos