Envelhecer bem e com saúde. Quem não quer? É importante que as nossas cidades estejam bem adaptadas e capazes de atender as nossas necessidades, especialmente em uma etapa da vida que precisamos de mais cuidados.

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon criou o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), junto com a conhecida Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é entender como as cidades brasileiras estão se preparando para o número cada vez maior de idosos em suas comunidades.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


No Paraná, 8 cidades consideradas grandes (ou seja, com população acima de 200 mil habitantes) foram investigadas. Aqui, vamos apresentar alguns resultados do Estado do Paraná na categoria Cuidados de Saúde, que mostra a oferta de serviços médicos.

Ainda assim, afirmamos que mesmo as cidades com bom desempenho também podem melhorar, inclusive na própria categoria Cuidados de Saúde. Estamos de olho!

As cidades de grande porte do Estado de Paraná

1° lugar no PR, 12º lugar no Brasil – Londrina

Londrina, também chamada de Capital do Café, é o segundo maior aglomerado urbano do estado e possui mais de um terço de sua população com ascendência italiana. A cidade teve o melhor desempenha nos serviços de saúde no Paraná, sendo a oferta de fisioterapeutas um dos seus pontos mais fortes. A cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial, no entanto, é um ponto a ser melhorado.

2° lugar no PR, 14º lugar no Brasil – Maringá   

Com forte influência de imigrantes japoneses, Maringá também é conhecida como uma das cidades mais arborizadas do país, possuindo uma árvore para cada quatro habitantes. No quesito saúde, o município se destaca pelo número de psicólogos que oferece a sua população, embora ainda precise trabalhar na qualidade dos serviços e emergência que oferece.

3° lugar no PR, 15º lugar no Brasil – Curitiba

Capital do estado, Curitiba tem uma das maiores economias do país, contando também com importantes políticas ecológicas e sustentáveis. A cidade atrai muitos turistas de diversas partes do país e tem seu jardim botânico como cartão postal. Na área da saúde, seu desempenho no número de equipamentos de diagnóstico se destaca no IDL, porém ainda precisa melhorar os serviços que oferece à população em exames de mamografia.

4° lugar no PR, 62º lugar no Brasil – Ponta Grossa

Ponta Grossa tem seu parque industrial bem desenvolvido, além de contar com uma boa estrutura de transportes que estimulam o comércio da cidade. Em saúde, a cidade possui qualidade nos serviços de atendimento de emergência prestados, embora o número de hospitais com unidade de neurocirurgia ainda precise se desenvolver mais, segundo o IDL.

5° lugar no PR, 65º lugar no Brasil – Cascavel

Cascavel tem sua economia principalmente focada no agronegócio e a cultura gaúcha é bem forte na cidade. Seu prato típico é a famosa costela fogo de chão, feita em fogueira, diretamente no solo. Tratando dos serviços de saúde, a cidade peca no número de médicos disponíveis para atendimento à população, embora compense essa deficiência com a quantidade de fisioterapeutas prestando atendimento.

6° lugar no PR, 72º lugar no Brasil – Foz do Iguaçu    

Com dois dos principais pontos turísticos da região sul e do Brasil, as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, Foz do Iguaçu também abriga a primeira universidade trinacional da América Latina, A UNILA. No entanto, tratando-se de saúde, a cidade apresenta deficiências na oferta de clínicas e residências geriátricas. A quantidade de enfermeiros, por outro lado, é um ponto positivo do município.

7° lugar no PR, 108º lugar no Brasil – São José dos Pinhais

São José dos Pinhais possui a terceira maior concentração de indústrias automobilísticas do país. Era parte do território de Curitiba, até que conseguiu sua emancipação em 1852. A cidade tem a sua oferta de leitos no SUS deficitária, segundo o IDL, embora a cobertura dos centros de atenção psicossociais (CAPS) tenha obtido bons resultados nas análises.

8° lugar no PR, 131º lugar no Brasil – Colombo

Com belas paisagens rurais, Colombo tem se destaca pelo turismo rural. A produção de uvas é importante para a economia da cidade, que todo ano promove a Festa da Uva, atraindo seus cidadãos e turistas de todo Brasil. Na área da saúde, porém, o município possui baixo número de internações clínico-cirúrgicas de alta complexidade oferecidos à população. Apesar disto, as unidades de neurocirurgias em seus hospitais são um ponto no qual a prefeitura fez um bom trabalho.

Compartilhe com seus amigos