“Mas quando eu canto a beleza
Que ainda iremos fazer
Sem desprezar a riqueza
Fortaleza, eu só penso em você”

Fortaleza está completando 292 anos desde de sua fundação e, como previu Fagner em sua canção, nos últimos anos, a cidade está alcançando um bom desenvolvimento em campos como econômico e social. Uma das cidades mais populosas e com a economia mais desenvolvida da região Nordeste, a Loira Desposada do Sol, como é conhecida, tem muito o que comemorar neste aniversário.

Dona de uma história muito rica, conta com uma série de eventos como a colonização holandesa e a abolição da escravidão quatro anos antes da Lei Áurea, por Chico Matilde, dono da jangada “Dragão do Mar”, que dá nome a um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, Fortaleza é terra natal de figuras importantes da história, da literatura e das artes brasileiras como Don Helder Câmara, os escritores Rachel Queiroz e José de Alencar e o comediante Chico Anysio.


Visite o site do IDL e conheça todos os dados sobre Fortaleza.


Atualmente, a cidade é um polo econômico, turístico e cultural da região, atraindo turistas de todo o Brasil para suas belas praias e sendo considerada o segundo destino mais desejado do país. Os turistas que visitam Fortaleza podem se encantar com as manifestações da cultura local como os centros de rendeiras espalhados pela região metropolitana, o Theatro José de Alencar ou centro cultural Dragão do Mar e também se deliciar no fim da tarde com uma caranguejada típica das barracas nas praias da cidade.

Mas quando o assunto é o bem-estar de seus cidadãos, especialmente os mais velhos, Fortaleza ainda tem pontos a melhorar. Segundo as análises do IDL, a cidade apresentou resultados insatisfatórios nas variáveis Habitação, Educação e Trabalho e Indicadores Gerais. Dentre os indicadores que precisam ser trabalhados estão o número de condomínios residenciais para idosos, quantidade de instituições de ensino superior e o acesso a elas, bem como a taxa de desemprego.

Apesar de ter obtido um resultado geral que precisa ser aprimorado, Fortaleza também emplacou boas avaliações em alguns indicadores dentro das variáveis “Cuidados com a Saúde”, “Bem-Estar e Cultura” e “Engajamento” do IDL como o número de hospitais filiados a escolas médicas, incidência de hipertensão arterial na população e o número de casamento de idosos. Mesmo com esses pontos positivos, é necessário que as iniciativas em políticas públicas na cidade busquem atender melhor à população e que a sociedade cobre as autoridades e representantes públicos por melhorias.

Por tantas histórias e acontecimentos importantes para o país inteiro, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon deseja a Fortaleza os seus mais sinceros parabéns! Uma cidade que vem realizando diversos trabalhos em busca de seu desenvolvimento deve ser enaltecida e estimulada por seus feitos que já foram alcançados e que ainda estão por vir.

Leia também

Quer viver mais de 100? Viva numa zona azul

Melhores cidades pequenas para envelhecer

Compartilhe com seus amigos