Recebeu alguma mensagem sobre se cadastrar para votar em casa nas Eleições 2020? Fique ligado, é golpe! O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu, nesta quinta-feira (11), alerta aos eleitores sobre as falsas mensagens que vêm circulando em redes sociais e aplicativos de bate-papo. Além da informação não ser verdadeira, ela também pode ser usada para obter dados que serão usados em golpes.

O conteúdo falso se aproveita do contexto da pandemia da Covid-19 para afirmar que, para evitar aglomerações, o Governo Federal teria criado uma possibilidade de o cidadão votar remotamente pelo celular. A mensagem, então, leva o receptor a clicar no link que direciona a um site para fazer um cadastro que permitiria votar em casa por meio de celular, substituindo a necessidade do voto presencial.

O TSE esclarece que a ação parece indicar prática de golpe e não traz nenhuma informação oficial. Para votar, todo eleitor precisa comparecer presencialmente à seção eleitoral. Segundo o Tribunal, o objetivo dos autores desse tipo de mensagem é levar o eleitor a clicar no link para saber mais detalhes e, por meio do cadastro, obter dados do cidadão. Dessa forma, informações como número de CPF são usadas para aplicar golpes.

Além de não clicar nem repassar tais mensagens para terceiros, o TSE orienta que, sempre que houver dúvida em relação ao teor de uma mensagem recebida nas redes, o eleitor cheque a informação. A confirmação da veracidade pode ser feita nos canais oficiais da Justiça Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

O Tribunal também ressalta que possui uma plataforma virtual de fácil acesso para denunciar irregularidades nas eleições. Trata-se do aplicativo Pardal, que existe desde 2014 e foi aprimorado para as Eleições 2020. O aplicativo Pardal pode ser baixado em smartphone ou tablet nas lojas Google Play e App Store. A plataforma também pode ser acessada pelo site

Mensagem para votar em casa é fake, alerta TSE


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: