Falta menos de uma semana para o segundo turno das Eleições 2018 que irão eleger o próximo presidente da República e os ânimos estão cada vez mais acirrados. Uma polarização nunca antes vista na história do país tomou conta das ruas, das redes sociais, dos restaurantes e bares, das casas de família e dos ambientes de trabalho. Seja onde for, a qualquer dia ou qualquer hora, dificilmente será possível ouvir algum assunto que não seja política. Até mesmo o bom e velho futebol tem ficado de lado na pátria de chuteiras.

Xingamentos, acusações e denúncias têm dado o que falar. Muito blá-blá-blá na tentativa de convencer opositores a mudarem de ideia e de lado numa disputa que parece não ter fim. Mas pouco se fala das propostas dos candidatos à Presidência.


Clique aqui e descubra como está o seu planejamento para a aposentadoria


“A atitude de nos prendermos a Fake News, ou a especulações sobre a vida privada dos candidatos só corrobora para um empobrecimento do valor do país e de nós mesmos. Seria interessante se usássemos esse cenário de enorme oposição e conflito como uma oportunidade para falarmos sobre política, ideais e propostas que pudessem gerar um movimento mais positivo e de crescimento para o país”, destaca a psicóloga Ana Paula Madeira. Ela reclama de uma miopia social que agrava a polarização, afastando cada vez mais amigos e familiares. “Estamos todos do mesmo lado e poderíamos nos colocar de forma mais próxima e colaborativa em prol de, de fato, podermos fazer alguma diferença”, explicou a psicóloga.

Para fomentar debates políticos cada vez mais proveitosos e inteligentes e ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais das propostas dos candidatos à Presidência da República, o portal de notícias do Instituto de Longevidade analisou os Planos de Governo de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, com foco em políticas de proteção à população 60+.

Veja abaixo o que esperar de cada um dos candidatos:

 

Fernando Haddad

Em seu Plano de Governo, o candidato do PT Fernando Haddad inclui o tema da Longevidade em seu capítulo dedicado a Direitos Humanos, com a proposta de desenvolver “políticas específicas voltadas à proteção socioeconômica e ao envelhecimento ativo da população, especialmente em áreas de baixa renda”, por meio da implementação de um Plano Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Clique aqui para acessar o plano na íntegra.

 

Jair Bolsonaro

O candidato do PSL Jair Bolsonaro não apresenta propostas específicas para a população 60+. Em seu Plano de Governo, intitulado “Projeto Fênix: o Caminho da Prosperidade”, após apresentar todas as propostas para a sua gestão, o candidato explica que as mesmas só têm valor prático se garantirem condições dignas e de respeito à população mais vulnerável, como os mais jovens e a população idosa.

Clique aqui para acessar o plano na íntegra.

 

 

Compartilhe com seus amigos