Inúmeras fontes registram as altas taxas de violência contra o idoso no Brasil. Negligência, maus tratos e abuso financeiro são algumas das formas assumidas por esse triste fenômeno, que revela como o país não está preparado para viver mais.  O que muitas vezes não se evidencia é que, na maioria dos casos, a vítima dessa violência é mulher. Mesmo os programas de prevenção à violência de gênero com frequência relegam isso a um segundo plano, como alertou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo desse encontro é dar visibilidade ao grave problema da violência contra o idoso, em particular seu componente de gênero, e discutir os caminhos possíveis para enfrentá-lo. Mafoane Odara é psicóloga e mestre em psicologia social pela USP. Dedica-se a aumentara eficácia de processos de transformação social a partir do desenvolvimento de lideranças políticas e do apoio e articulação dos setores público, social e empresarial.

  • Participação gratuita
  • Qualquer pessoa pode participar
  • Vagas limitadas
  • A participação em uma atividade não exige participação nas atividades anteriores
  • Para cada encontro, é necessário realizar nova inscrição

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

A atividade faz parte do Seminário “Longevidade no Brasil: vamos nos preparar para viver mais” que o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon organiza entre setembro e dezembro como parte da programação da Universidade Aberta à Terceira Idade, da USP.

Serão nove encontros ao todo, e a cada um, um novo tema de interesse de qualquer pessoa interessada em longevidade será abordado, sempre com a presença de um especialista. O objetivo é fazer um bate-papo informal, mas mantendo o bom nível das aulas de uma instituição como a USP.

Serviço

Seminário “Longevidade no Brasil: vamos nos preparar para viver mais”

Próximo encontro: “Violência contra o idoso: uma violência de gênero?”

Palestrante: Mafoane Odara – Diretora do Fundo Brasil de Direitos Humanos

Dia: 05/10

Hora: 14h-16h

Local: Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, FEAUSP – Prédio I - Sala A-06

Dúvidas? Escreva para eventosinstituto@institutomongeralaegon.org

Compartilhe com seus amigos