Comunidades e países frequentemente percebem a tendência de envelhecimento rápido da população como uma grande ameaça tanto para economias prósperas quanto para emergentes. De fato, envelhecer tem um potencial disruptivo significativo, o que pode promover e compelir a inovação. Da perspectiva de organizações da sociedade civil (OSCs), percebo o envelhecimento como um condutor da disrupção e da inovação e, em última análise, uma fonte de oportunidade para nosso setor.

Programas

Como ambos os números absolutos e relativos de idosos e enfermos aumentam rapidamente, os governos de países ricos e pobres estão percebendo que terão de lutar para garantir condições básicas de vida e fornecer serviços sociais e cuidados de saúde para um número crescente de idosos e um percentual maior da população total.

Sistemas tradicionais de segurança social serão forçados e crescerão cada vez mais sobrecarregados, à medida que a relação entre contribuintes financeiros e beneficiários se torna desequilibrada. Os governos mal serão capazes de lidar com esses desafios.

Dessa forma, as OSCs encontrarão um campo fértil de engajamento. No entanto, fazer mais do mesmo não será suficiente. Será preciso desenvolver novas formas de apoio para pessoas mais velhas, com forte foco na autoajuda e no voluntariado. Nesse contexto, as OSC são desafiadas a construir suas experiências de capacitação de pessoas e de promoção de estruturas de auxílio de autossustentação.

Comunicação e advocacy

Embora um número crescente de países no hemisfério sul comece a enfrentar o desafio do envelhecimento da população, muitos ainda têm um grande percentual de jovens, para os quais não são fornecidos educação e trabalho apropriados. Muitos jovens destes países pretendem migrar para a parte rica e em envelhecimento do mundo, onde eles esperam encontrar trabalho e uma vida melhor. Infelizmente, a xenofobia e o racismo nesses países muitas vezes impedem que esse ganha-ganha se torne realidade.

Países como a Alemanha estão enfrentando uma enorme mudança na composição etária da população e esperam um declínio acentuado na população total. Mas a hostilidade em relação a estrangeiros – especialmente nas regiões do país com o mais rápido declínio da população – muitas vezes impede a integração dos imigrantes que o país tanto precisa.

As OSCs nos países mais afetados pelo envelhecimento da população têm um papel importante a desempenhar em educar o público sobre a necessidade e os benefícios da imigração. As OSCs no hemisfério norte devem centrar sua comunicação e sua participação em políticas públicas muito mais na promoção de uma cultura que acolha e facilite a integração dos imigrantes.

“Ajudar seus filhos e netos a lidarem melhor com os desafios é um forte motivador para as pessoas mais velhas e fornece significado e sentido às suas vidas”

Captação de recursos

Reclamações sobre uma base de apoio ao envelhecimento são comuns em nosso setor. Por um lado, o envelhecimento de apoiadores é dificilmente evitável, quando a média da população está envelhecendo. Por outro lado, o envelhecimento de simpatizantes também ocorre devido a mudanças de preferências dos doadores mais jovens, que já não utilizam os canais tradicionais de grandes OSCs, mas sim se envolvem em plataformas de internet, transferindo seu apoio diretamente ao projeto preferido sem o envolvimento de um intermediário.

OSC precisam fazer investimentos direcionados e serem mais flexíveis e criativas na atração da próxima geração de doadores. Um dos efeitos de uma base de doadores que está envelhecendo é o rápido aumento da renda que provém de heranças. Embora esta seja uma fonte bem-vinda de financiamento, ela pode ser um sinal preocupante, caso as OSCs não sejam capazes de atrair uma nova geração de doadores. No mínimo, as OSC devem se certificar de que sua base de doadores não está envelhecendo mais rapidamente do que a população geral do país em questão.

Ativismo

Muitas pessoas mais velhas são saudáveis, capazes e dispostas a se envolver em trabalho voluntário. Ajudar seus filhos e netos a lidarem melhor com os desafios é um forte motivador para as pessoas mais velhas e fornece significado e sentido às suas vidas.

Outra área importante da solidariedade é oferecer apoio a outras pessoas mais velhas que são menos capazes de ajudar a si mesmos. Assim, proporcionar sistematicamente oportunidades de voluntariado e ativismo às pessoas mais velhas é uma grande oportunidade para as OSCs que querem aumentar seu alcance e impacto.

Enquanto muitos países anglo-saxônicos têm uma forte cultura de voluntariado, muitos outros ainda precisam desenvolver tal cultura. As organizações da sociedade civil podem e devem desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento desta cultura.

O envelhecimento pode ser um grande fator disruptivo para as OSCs. Mas evitá-lo não é uma opção. Se as organizações da sociedade civil estiverem dispostas a identificar as oportunidades que o envelhecimento traz, elas proporcionarão um apoio fundamental para pessoas mais velhas e, ao mesmo tempo, “rejuvenescer” suas próprias organizações.

Sobre o autor

Burkhard Gnärig é cofundador e diretor-executivo do International Civil Society Centre, que auxilia as organizações da sociedade civil mais importantes do mundo, como Anistia Internacional, Oxfam e WWF, maximizando seu impacto para um mundo mais justo e sustentável. Foi presidente da International Save the Children Alliance, com sede em Londres, do Greenpeace Alemanha e da terre des hommes Alemanha. Como diretor de campo em Papua Nova Guiné, ele representou o Serviço Alemão de Desenvolvimento. Também tem sido presidente e membro do conselho de várias organizações da sociedade civil na Alemanha, na Itália, na Suíça, na Índia, na Coréia e no Japão. Publicou recentemente o livro “The Hedgehog and the Beetle - Disruption and Innovation in the Civil Society Sector”.

Artigo original

Copyright © 1995-2016, AARP. Todos os direitos reservados.

Compartilhe com seus amigos