Chegamos a mais um Dia do Idoso, data esta definida pela ONU e que também marca o lançamento do Estatuto do Idoso no Brasil. Este é um momento para nos conscientizarmos sobre questões ligadas ao direito e às necessidades da pessoa idosa, comemorando as conquistas e nos mobilizando em busca de melhorias para um grupo que, um dia, todos faremos parte.

Nossa população está envelhecendo rapidamente e essa informação já está bem difundida entre pessoas e governos. Agora precisamos focar nossos esforços para garantir que esse contingente cada vez maior de grisalhos vivam de forma ativa e saudável, participando da sociedade.

Neste mês do idoso, o Instituto de Longevidade que jogar uma luz na importância do espaço urbano para uma vida ativa em qualquer idade. Segundo pesquisas internas, apenas 6% dos municípios brasileiros podem ser considerados preparados para o envelhecimento da população. Melhorar esse quadro deve ser um dever de todos, uma vez que a participação plena dos mais velhos na sociedade é de interesse de todos.


Sua cidade está preparada para o envelhecimento da população? Milhares de pessoas já participaram da nossa pesquisa. Clique aqui e participe você também.


E garantir a participação dos 60+ nas atividades sociais passa, necessariamente, por promover cidades mais adaptadas às necessidades dessas pessoas. A maioria dos idosos no Brasil vive em centros urbanos, que são espaços projetados para jovens. Precisamos repensar aspectos como mobilidade urbana, serviços de saúde, educação e bem-estar para garantir que todas as pessoas, em qualquer etapa da vida, tenham plenas condições de viver, trabalhar, socializar e se divertir.

Ao trazer o tema das cidades para o centro de sua campanha de comemoração do Mês do Idoso, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon contribui para esclarecer e alertar toda a população acerca de um aspecto da discussão sobre o envelhecimento que, ao mesmo tempo em que é frequentemente deixado de lado, está ligado a tudo que importa para uma vida plena em todas as idades: acesso a serviços e a oportunidades de qualidade. Vamos juntos criar cidades que facilitem a participação de todas as pessoas acima de 60 anos.


Sua cidade está preparada para o seu envelhecimento? 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: