Seis em cada dez brasileiros com mais de 45 anos de idade têm intenção de fazer as malas entre novembro e abril, segundo o último estudo do Ministério do Turismo, que ouviu 2.000 moradores de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. E viajar pelo Brasil é a intenção da maioria: 74%, na faixa dos 45 a 60 anos, e 72%, na acima de 60.

Na CVC, maior operadora de viagens brasileira, os maiores de 60 anos já respondem por 20% das vendas, ou seja, são 1 milhão de turistas por ano. Geralmente, escolhem roteiros mais curtos, com duração de 5 dias, por isso optam por viajar de duas a três vezes por ano, diferentemente das famílias, que fazem uma única viagem, mais longa, entre 7 e 10 dias, segundo a gerente Viviane Pio.

Entre os destinos preferidos para viajar pelo Brasil, estão: cruzeiros; Nordeste (em especial Porto Seguro/BA, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto de Galinhas/PE, Salvador e Costa do Sauipe/BA); Serra Gaúcha; Caldas Novas/GO; Cidades Históricas/MG e Foz do Iguaçu.

“Diferentemente do estereótipo que existe em torno do público da melhor idade, as pessoas têm predileção pelas viagens mais agitadas, para localidades que ofereçam atrações durante o dia e a noite e que possam ser curtidas seja ao lado de toda família, seja com os amigos ou com o/a companheiro/a”, diz.

Os 60+ também são os que que mais gastam em viagens, segundo a CVC. O tíquete médio é 39% superior ao dos jovens (18 a 30 anos) e 8% superior ao das famílias, que representam 66% das vendas da operadora. “Eles fecham o pacote com antecedência, preferem parcelar em até 10 vezes sem juros e costumam viajar em grupos ou em casais”, diz Viviane.

“Bons planejadores, exigentes e detalhistas”, na avaliação da gerente da CVC, os 60+, para poder viajar mais, costumam escolher a baixa temporada – março a junho; e agosto até meados de dezembro –, quando os descontos chegam até 30%, se comparado com o período da alta temporada.

Eles também têm por hábito buscar uma operadora que possa cuidar de todos os detalhes da viagem, “prezando pela assistência e pela segurança”. “Quando optam por viagens internacionais, buscam as que oferecem guias em português que acompanham o grupo desde o Brasil”, afirma.

“Eles querem saborear a viagem, sem aquela ânsia de querer conhecer uma cidade inteira em um dia”

Na consultoria Seus Roteiros, especializada em viagens personalizadas, viajar pelo Brasil não é a prioridade: os roteiros internacionais são os mais procurados, dos quais 90% são para a Europa, principalmente Portugal, França e Espanha.

“Na faixa entre 45-60 anos, são famílias que vão com os filhos, mesmo já adultos; e, acima de 60 anos, são pais acompanhando filhos e netos na viagem, além de idosos – a maioria, mulheres – que viajam com amigas da mesma faixa etária”, diz Ana Carolina Patrão, proprietária. “Entre dezembro e janeiro, principalmente entre Ano-Novo e meados de janeiro, a maioria são pais entre 45-60 anos que vão aproveitar as férias dos filhos para viajar em família.”

Segundo ela, é um público que prioriza o conforto (principalmente em acomodação e transporte), hospedagens com boa localização, boa alimentação e busca por cultura, museus e história.

“São pessoas que estão em busca de aproveitar e conhecer bem o local, e, ao mesmo tempo, saborear a viagem, sem aquela ânsia de querer conhecer uma cidade inteira em um dia. E, se não der tempo de fazer tudo de uma vez, fica para uma próxima oportunidade”, finaliza Ana.

Leia também: 6 roteiros de fim de semana para viajar e gastar pouco

CVC: www.cvc.com.br

Seus Roteiros:  www.seusroteiros.com

Compartilhe com seus amigos