Que o potencial turístico brasileiro é enorme, isso ninguém duvida. É tanta opção boa que até ficamos perdidos na hora de escolher o roteiro de férias e definir quais lugares aportar primeiro, não é mesmo? Para ajudar nessa tarefa, Gisele Gagliano, franqueada da Flyworld Viagens, unidade Vista Alegre, indica destinos que merecem uma visita. O melhor: revelamos o mês do ano mais indicado para conhecer cada uma das cidades.

Janeiro: Guarapari, no Espírito Santo

melhores lugares para viajar no Brasil Por Eduardo Menezes/Shutterstock

O clima é quente e Guarapari não é um destino superlotado. Tem praias com águas cristalinas e calminhas, muito adequadas para crianças e idosos, mas também points agitados para os jovens e adeptos de atividades no mar – é ótimo para snorkel e mergulho (em naufrágios, corais e ilhas com rica vida marinha, pertinho das praias) e surf.

Por que visitar em janeiro? Como não é extremamente procurado, o destino não se revela tão caro quanto o litoral nos vizinhos Rio de Janeiro e Bahia.

Fevereiro: Natal, no Rio Grande do Norte

melhores lugares para viajar no Brasil Por Thiago Leite/Shutterstock

Conhecida por seus dias quase sempre ensolarados, a capital do estado é perfeita para quem quer curtir o verão ou o Carnaval, sem ter que acabar com as economias. A culinária local é outro atrativo, principalmente para os fãs de frutos do mar. Natal reúne belezas naturais incríveis, inclusive dunas de tirar o fôlego.

Por que visitar em fevereiro? Se as reservas forem feitas com antecedência, é possível curtir o alto verão no Nordeste brasileiro pagando preços acessíveis.

Março: Foz do Iguaçu, no Paraná

melhores lugares para viajar no Brasil Por Guenter Purin/Shutterstock

Uma das maiores belezas naturais do Brasil tem clima quente e agradável em março. A cidade, na divisa com Paraguai e Argentina, conta com uma série de atrativos, além das famosas cataratas. A usina Itaipu Binacional, maior produtora de energia em volume de água do mundo, é uma opção para quem gosta de contemplar grandes obras.

Por que visitar em março? As quedas d'água nas cataratas ficam mais volumosas nesta época. Consequentemente, a paisagem se mostra ainda mais bonita. Os preços de passagens e hotéis ainda costumam ser mais amigáveis que nos dois primeiros meses do ano.

Abril: Chapada Diamantina, na Bahia

melhores lugares para viajar no Brasil Por Alekk Pires/Shutterstock

Amantes da natureza encontram um destino perfeito em terras baianas, com suas belas cachoeiras, poços de água cristalina, grutas e trilhas. O ecoturismo engrossa a lista de qualidades do endereço que atende diferentes públicos, tanto quem gosta de uma caminhada tranquila quanto os mais aventureiros. A gastronomia é outro bom motivo.

Por que visitar em abril? É um período com clima mais seco e menos chuvas. Os valores mais atrativos de pacotes, passagens e hospedagem também colaboram.


A sua cidade é um bom lugar para envelhecer? Conheça a realidade dos idosos em 498 municípios brasileiros com o IDL.


Maio: Gramado, no Rio Grande do Sul

melhores lugares para viajar no Brasil Por Diego Grandi/Shutterstock

Principal destino de inverno no Brasil, é uma cidade superagradável, com entretenimento para todas as idades. Parques, restaurantes, museus, passeios especiais, muita área verde e ar europeu estão na lista de atrações. É perfeito para quem busca sossego e boa gastronomia.

Por que visitar em maio? A temperatura já está mais baixa e é possível curtir o friozinho da cidade, sem pagar os preços mais elevados da alta temporada.

Junho: Lençóis Maranhenses, no Maranhão

melhores lugares para viajar no Brasil Por elleon/Shutterstock

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma das pérolas do turismo brasileiro, com beleza natural ímpar. Dunas com areia branca e fina envolvendo lagoas de água doce, formadas na época de chuvas, se revelam um cenário encantador, que atraem visitantes de todo o país e do exterior. Apesar do clima rústico, a estrutura é ótima.

Por que visitar em junho? É a melhor época para aproveitar as lagoas, mais cheias, que formam com as dunas a paisagem incrível.

Julho: Campos do Jordão, em São Paulo

melhores lugares para viajar no Brasil Por Gregorio Koji/Shutterstock

A capital do inverno paulista tem fácil acesso a partir de São Paulo, reunindo ingredientes necessários para uma temporada fria perfeita: sol, montanhas, arquitetura, música… Chamada de Suíça brasileira, oferece opções tanto para a turma que gosta de um agito quanto para aqueles que preferem relaxar. A área gastronômica, com fondues e cerveja, impressiona.

Por que visitar em julho? É um destino mais acessível para aproveitar o frio, se comparado com a concorrida Gramado, durante o inverno.


Clique aqui e conheça as cidades com maior acesso de pessoas com mais de 55 anos de idade ao ensino superior


Agosto: Recife, em Pernambuco

melhores lugares para viajar no Brasil Por Marcio Jose Bastos Silva/Shutterstock

Com influência holandesa e resquícios do período colonial, a capital do estado é uma referência em cultura nordestina, além de se revelar polo tecnológico brasileiro. O clima é quente praticamente o ano inteiro e a cidade concentra uma lista de praias-desejo, como Porto de Galinhas e dos Carneiros.

Por que visitar em agosto? A capital costuma ter preços tentadores durante todo o ano, mas em agosto apresenta custos menores, em comparação a outros destinos do Nordeste.

Setembro: Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

melhores lugares para viajar no Brasil Por vitormarigo/Shutterstock

Chamada de Caribe brasileiro, tem paisagens fantásticas, embrulhadas no combo sol + preços amigos + fácil acesso + boa estrutura. Não bastasse isso, é excelente para quem gosta de atividades marinhas, como mergulho, ou quer apenas desfrutar de momentos de relaxamento, passeando de barco por várias praias.

Por que visitar em setembro? Não é um mês muito badalado. Como outros destinos do Rio de Janeiro costumam ter altos preços, é um bom período para conhecer o lugar, sem gastar demais.

Outubro: Balneário Camboriú, em Santa Catarina

melhores lugares para viajar no Brasil Por SandroSalomon/Shutterstock

Apesar de ser muito visada pelo agito, com festas mil e baladas que vão da praia às casas noturnas, a cidade reserva sossego e muita beleza natural para a turma da sombra e água fresca. A estrutura turística é excelente, com belas praias, muitos hotéis, restaurantes e passeios especiais.

Por que visitar em outubro? É baixa temporada, o que o converte em destino mais acessível. Para os animados, fica perto de Blumenau, onde acontece a Oktoberfest. Quem viaja com crianças também está próximo de Penha, onde fica o parque Beto Carrero World.

Novembro: Maceió, em Alagoas

melhores lugares para viajar no Brasil Por lucas nishimoto/Shutterstock

Sol não falta na capital alagoana. É uma cidade grande com jeitinho de interior, clima tranquilo e orla espetacular. Sem contar a boa estrutura, com restaurantes tentadores, hotéis para todos os bolsos, bastante entretenimento e passeios inesquecíveis, como as piscinas naturais, bem perto dali.

Porque visitar em novembro? Ainda não é considerado um período de alta temporada, mas o clima é bastante quente, o que é ideal para aproveitar as belas praias.

Dezembro: Rio de Janeiro

melhores lugares para viajar no Brasil Por marchello74/Shutterstock

A cidade maravilhosa não tem fama à toa. Reúne todos os atrativos que o turista busca: praias lindíssimas, muito sol e bastante animação, além de ótimos restaurantes, pontos turísticos memoráveis e lugares históricos. Está explicado por que atrai gente do mundo inteiro.

Porque visitar em dezembro? A virada do ano na praia de Copacabana é reconhecida mundialmente e merece ser presenciada pelo menos uma vez na vida. Organizando-se e comprando voos, hospedagens e/ou pacotes previamente, é possível curtir a festa famosa, sem gastar além da conta.

Leia também:

Cresce procura por intercâmbio sênior

Balada para gays com mais de 50 anos agita centro de São Paulo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: