Uns dizem que vicia; outros, que faz bem à saúde. Se nas pesquisas não há consenso, no gosto de brasileiro o chocolate é unanimidade. E, por que não, atrelar essa paixão pelo doce nas viagens de lazer? Conheça, a seguir, cinco viagens para quem ama chocolate e divirta-se.

SUL

Gramado (RS)

viagens para quem ama chocolate Fábrica de chocolate na cidade gaúcha; crédito: Embratur

Desafio: tente andar cinco minutos pelas ruas principais sem se deparar com uma lojinha de chocolates. Essa é uma tarefa que beira o impossível. No percurso, você vai encontrar um pouco de tudo – desde barras ao leite, brancas, com nozes e trufadas até as sem lactose.

A Secretaria de Turismo da cidade mantém para os turistas um roteiro com as principais opções oferecidas na cidade gaúcha (leia mais em http://www.gramado.rs.gov.br/turismo_opcoes/32/gramado-na-rota-do-chocolate). A rota inclui indústrias, para quem quiser conhecer o processo de fabricação dessas delícias.

Não é à toa que a cidade tem seu próprio Mundo de Chocolate, um parque temático dedicado ao doce – o que ajuda para que a cidade seja um dos principais destinos entre as viagens para quem ama chocolate. Há esculturas de chocolate maciço, degustação à vontade e filme sobre a história do cacau. Crianças têm a possibilidade de participar de oficinas e adultos podem fazer plaquinhas de chocolate personalizadas (saiba mais em https://www.hellogramado.com.br/pt/ingressos/mundo-de-chocolate).

SUDESTE

Vila Velha (ES)

viagens para quem ama chocolate Vista aérea de Vila Velha, cidade que abriga a fábrica da Garoto; crédito: Embratur

Onde fica a Garoto? Essa é uma das perguntas que os moradores da cidade mais ouvem de turistas que visitam a cidade da Grande Vitória. Passar por lá e não conhecer por dentro a famosa fábrica de chocolates é como ir à Disney e voltar sem uma foto do Mickey.

É necessário fazer agendamento e seguir normas em relação às vestimentas – usar calça comprida, blusa de manga e tênis. Quem estiver de saia, traje de banho, calças rasgadas, sandálias, sapatilhas e tamanco não entra. Depois da visita, é possível passar na lojinha da fábrica para fazer compras (saiba mais em https://www.garoto.com.br/visite_a_fabrica).

E se o destino for a cidade capixaba, o chocolate pode ser a atração principal. Mas há outras que valem a visita, como o Morro do Moreno, para quem quer fazer ecoturismo, ou o passeio às ilhas da orla, para quem prefere mar.

Leia mais: 6 roteiros de fim de semana para viajar e gastar pouco

Campos do Jordão (SP)

viagens para quem ama chocolate Centro de Campos do Jordão exibe construções de arquitetura germânica; crédito: Deni Williams from São Paulo, Brasil - Campos do Jordão - Shopping Aspen Mall/Aspen Shopping Mall, CC BY 2.0

A cidade do interior de São Paulo tem ares europeus – há momentos em que o turista pode se imaginar na Alemanha, graças à arquitetura e ao clima dessa região montanhosa. É nesse cenário que vai encontrar uma imensa variedade de chocolates, em lojas que estão por todos os lados.

Também aqui é possível experimentar tudo o que você imagina com chocolate, a começar pelas frutas mais tradicionais, como morango, cereja, maracujá e passas. Mas há outras invenções, que incluem goiaba e pimenta. Além de combinações com licores, cachaça, pipoca e marshmallow.

Depois de descobrir o que a cidade oferece, vale passar o fim do dia em um dos bares e restaurantes do badalado centro. E se a sede pelo doce não tiver passado, pedir um fondue de chocolate ou uma caneca de chocolate quente.

NORDESTE

Ilhéus (BA)

viagens para quem ama chocolate Sol, mar e chocolate esperam o turista que vai a Ilhéus; crédito: Embratur

Quem já passou pela cidade baiana ou assistiu à novela Renascer, da Globo, exibida em 1993, sabe que a região ganhou notoriedade com as plantações de cacau. É pelas fazendas – algumas delas estão abertas à visitação – que a passagem por Ilhéus pode começar.

O município soube aproveitar a fama – e se tornar um clássico entre as viagens para quem ama chocolate. Desde 2009, realiza a Feira Internacional do Chocolate e Cacau, que, durante quatro dias, traz o que há de mais inovador – e delicioso – no mundo do chocolate (saiba mais em http://www.chocolatfestival.com). Para quem gosta de corrida, vale aproveitar o Circuito Cacau Running, que busca valorizar a tradição cacaueira do local (saiba mais em http://www.cacaurunning.com.br/).

A visita não pode deixar de incluir passeios pelas praias de Ilhéus e ida à Casa de Cultura Jorge Amado – um casarão construído pelo pai do escritor – e à neoclássica Catedral São Sebastião. E programe-se para passar uma tarde na Lagoa Encantada, com ilhas flutuantes e quedas d’água em uma área de proteção ambiental.

NORTE

Combu (PA)

viagens para quem ama chocolate Em Combu, entre um banho de rio e outro, é possível experimentar chocolate orgânico; crédito: Embratur

OK, o Pará é mais conhecido pelo açaí, que está presente em tudo – pratos doces, salgados e bebidas. Mas há uma ilha nos arredores de Belém que tem feito do chocolate uma nova tradição e dado ao doce novas abordagens.

O cacau é plantado lá mesmo, em um sistema que preserva a floresta e possibilita a produção de orgânicos – incluindo o chocolate. Entre um banho de rio e outro, a dica é experimentar alguns dos produtos feitos com a fruta, como o brigadeiro.

Depois de um passeio pelo rio Guamá e de ter caminhado pelas trilhas ecológicas, faça as malas. E coloque nelas outras delícias, como chocolate em barra e em pó, produzidas pela comunidade.

Compartilhe com seus amigos