“Num ninho de mafagafos há sete mafagafinhos. Quando a mafagafa gafa, gafam os sete mafagafinhos. Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.” Se você conseguiu pronunciar a frase acima de forma clara, rápida e sem tropeçar em nenhuma sílaba, parabéns – você é um “expert” em trava-línguas!

Parte da literatura e do folclore popular, os trava-línguas são frases difíceis de recitar em decorrência da repetição de fonemas semelhantes, sílabas muito parecidas que embaralham a mente e a língua das pessoas. Uma espécie de jogo verbal que pode ser em verso ou prosa e muito utilizado para aperfeiçoar a pronúncia e para o divertimento de crianças e adultos.

Por isso, selecionamos 20 trava-línguas bem caprichados para você treinar sua pronúncia e se divertir com os netos e amigos!

Um avó lendo trava-línguas para seus netos. Crédito: imtmphoto/shutterstock

20 trava-línguas para treinar o cérebro

  1. Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
  2. A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
  3. O rato roeu a rica roupa do rei de Roma! A rainha raivosa rasgou o resto e depois resolveu remendar!
  4. Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
  5. O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
  6. O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
  7. O bispo de Constantinopla, é um bom desconstantinopolitanizador. Quem o desconstantinopolitanizar, um bom desconstantinopolitanizador será.
  8. O doce perguntou pro doce qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce de doce de batata-doce.
  9. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
  10. Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia. (tente falar essa com a bocha cheia de farinha)
  11. Ao longe ululam cães lugubremente à Lua.
  12. A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
  13. O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
  14. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
  15. Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
  16. O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.
  17. A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
  18. O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga.
  19. O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
  20. Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.

Ninho de mafagafos: afinal, esses animais existem?

O trava-língua sobre ninho de mafagafos é um dos mais populares. Porém, curiosamente, esses animais não existem. "Mafagafos" não são seres reais ou criaturas existentes na natureza. Na verdade, foi um termo inventado e utilizado na literatura infantil e nas brincadeiras de língua para criar trava-línguas ou expressões divertidas.

Os mafagafos são normalmente retratados como personagens engraçados, imaginários e um tanto misteriosos. Eles são mencionados em trava-línguas para desafiar a pronúncia e a fluência daqueles que tentam repetir rapidamente as palavras.

Na tradição dos trava-línguas, o objetivo é articular corretamente os sons e as sílabas difíceis. O que podem causar confusão quando falados rapidamente. Os trava-línguas são usados como um jogo de palavras divertido e desafiador, especialmente para crianças, ajudando a desenvolver a habilidade linguística e o domínio da fala.

Porém, essa é uma boa forma de manter a mente ativa e estimular a criatividade durante o envelhecimento. Até porque, os estímulos criativos são essenciais para a manutenção da longevidade. 

Conheça o Programa de Benefícios ViverMais

O Programa de Benefícios ViverMais foi criado pelo Instituto de Longevidade com o objetivo de fazer com que a aposentadoria seja um processo mais pleno e satisfatório. Por isso, conta com diversos serviços como descontos em medicamentos, seguro de vida, telemedicina e também cursos de requalificação.

Mantenha sua mente ativa e em constante crescimento com os cursos do Programa ViverMais. Através dessas oportunidades de aprendizado especialmente desenvolvidas para pessoas com mais de 60 anos, você pode explorar novos interesses, adquirir novas habilidades e desfrutar de interações sociais significativas, garantindo uma aposentadoria enriquecedora e uma mente saudável para aproveitar plenamente essa fase da vida.
Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia Mais:

Estímulos criativos e a sua importância na vida e na socialização dos 50+

Risco de demência por ser reduzido em até 43% com esses 7 hábitos simples

Declínio cognitivo: pesquisas mostram que atividade física previne doenças ao envelhecer

Compartilhe com seus amigos