O incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro de 2018, não acabou com o sonho daqueles que ainda não conheciam o imponente palácio localizado na Quinta da Boa Vista, zona Norte da cidade. Pelo menos, não virtualmente.

Tour virtual pelo Museu Nacional

Clique aqui ou na imagem para assistir à reportagem sobre o incêndio.

É que uma parceria entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (responsável pela gestão do museu) e o Google Arts & Culture, anunciada em dezembro passado, permite que os interessados realizem um tour virtual pelo Museu Nacional. A viagem imersiva 360° ao interior do prédio conta com o auxílio de áudios apresentando os destaques de cada sala e dá acesso a cerca de 60% dos espaços disponíveis para visitação antes do incêndio. 


Tour virtual pelo Museu Nacional: como fazer

Clique aqui para realizar um tour virtual pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro. As imagens foram capturadas pela plataforma Google Street View em 2016. O tour virtual pelo Museu Nacional passa por oito exposições com 164 relíquias, entre elas, o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil.

O passeio é gratuito e os internautas ainda podem visitar outras 60 instituições brasileiras pela plataforma. Ao todo, o acervo digital reúne mais de 7 mil exposições em 1500 instituições de 70 países.



Sobre o Museu Nacional

Vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu Nacional do Rio de Janeiro é a mais antiga instituição científica do Brasil. O prédio, de mais de 13 mil m², que data de 1803, foi residência da família real portuguesa entre 1808 e 1821, da família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de se tornar a nova sede do Museu Real, em 1892.

Figurando como um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas, a instituição abrigava 20 milhões de peças.

Compartilhe com seus amigos