A receita é simples e até divertida: misture algumas doses de Saturno com pitadas de Urano, posicione Júpiter em Escorpião e voilà! Ou raspas de Vênus em uma dobradinha com Marte na quinta casa e acrescente a Lua em Virgem. Brincadeiras à parte, dependendo das combinações, os resultados podem ser os mais inusitados possíveis, e vão influenciar na forma como cada signo lida com o envelhecimento.

Para entendermos melhor sobre o assunto, conversamos com a astróloga Divanise Salto, do Harmonize-se, para saber como cada signo envelhece. Então, está preparado para saber o que os astros têm a dizer – ou comprovar – sobre o seu amanhã?

Os signos e o envelhecimento

Áries – sabe aquele senhorzinho que está todos os dias na praia jogando futevôlei? Certamente será um ariano. Áries é representado pelo guerreiro, e guerreiros precisam de um corpo ágil e forte. Logo, admitir que está envelhecendo não é algo fácil para os arianos, pois se sentem muito fragilizados. E fragilidade não existe no seu vocabulário. Assim, tudo que puderem fazer para impedir de se sentirem incapazes, eles farão. 

Touro – digamos que taurinos sempre tiveram um comportamento mais tranquilo, acomodado e estável. Envelhecer, para o taurino, não é assustador, mas é finalmente a oportunidade de sossegar. Relaxar e assistir séries com todo tempo e disponibilidade possíveis. Desfrutar de todo conhecimento sobre bebidas e escolher cuidadosamente cada uma para degustar com seus escolhidos. O que pode incomodar é envelhecer sem condições de conforto como uma boa casa, uma renda ou sem poder comer o que se tem vontade.


Descubra mais sobre o seu jeito de pensar, sentir e agir com a ajuda do mapa astral da Personare. Clique aqui e faça já o seu. 


Gêmeos – esse é um signo que nunca envelhece! A leveza e a ingenuidade geminiana sempre prevalecerão. Basta um bom bate-papo, uma internet veloz ou um livro interessante para que o envelhecer geminiano seja prazeroso. A dificuldade acontece se acaso aparecer algum problema de mobilidade que lhe tire a autonomia. Isso irá chatear o envelhecimento geminiano.

Câncer – ficar com os netos em casa, cozinhar e contar boas histórias sobre o seu passado para as crianças será um grande prazer e fará tudo mais leve e prazeroso. Pode se tornar um pouco desagradável pela necessidade de saber como todos estão, cobrando mensagens dos seus queridos. Mesmo que não tenha filhos, certamente irão procurar a quem cuidar em suas profissões, amigos ou vizinhos.

Leão – sabe aqueles senhorezinhos que ainda vão ao banco apenas para pagar uma única conta e conversam com o segurança, com as pessoas na fila e levam balas para a caixa? Certamente esse será um leonino. Ou aquelas senhorinhas que usam penteados arrumados, não dispensam uma roupa alinhada e têm as fotos de todos os netos à mão para sair mostrando a todos que encontram pelo caminho. Leoninos envelhecem sem problemas, desde que consigam manter uma certa atenção e condicionamento físico suficientes para permanecerem ativos e conseguirem a atenção de quem eles quiserem.

Envelhecimento dos signosCréditos: Photographee.eu/shutterstock

Virgem – certamente será alguém que se ocupará da vida dos demais: eles irão consertar os brinquedos quebrados, ajudar a olhar as crianças e providenciar a organização dos reencontros dos amigos da escola. E estarão muito felizes em proporcionar todo esse bem-estar para a comunidade. Se eles irão se divertir? Provavelmente não, mas foi muito bom poder consertar e organizar tudo. Resmungar também pode ser uma característica do envelhecer virginiano. Tudo irá continuar imperfeito pelo mundo afora e eles continuarão a observar o que precisa ser ajustado.

Libra – fazer festas e receber os amigos para conversar e desfrutar dos prazeres da vida continuará a ser um grande prazer para libra. Bem como ser os mediadores das discórdias familiares para que tudo continue na mais perfeita ordem e harmonia entre todos. Claro que sempre muito bem arrumados e perfumados.

Escorpião – aposentadoria não será uma palavra aceitável. Continuar a exercer seus cargos de liderança ou mesmo ter um certo controle sobre a família será a maneira dos escorpianos envelhecerem. Certamente não aceitarão ser ajudados financeira ou fisicamente pelos parentes. Não ter autonomia é o pior que pode acontecer ao envelhecimento escorpiano. E obviamente sempre estarão pesquisando no Google sobre os remédios receitados para ter certeza que irão resolver seus problemas de saúde.


Que tal escolher um presente para uma pessoa querida de acordo com o seu signo? Clique aqui e veja os objetos decorativos do Elo7. 


Sagitário – esses são os senhorezinhos da praça que jogam dominó o dia todo. Devem ter uma coletânea de piadas acumuladas e por onde passam chamam a atenção com elas. Mas também são aquelas pessoas que certamente irão se preocupar em sempre ter um novo curso a fazer ou algo a aprender. Não irão acomodar o cérebro em busca de um novo jogo online ou uma palavra cruzada. E obviamente uma nova viagem a fazer.

Capricórnio – capricornianos talvez nem conheçam o que seja a juventude. Então, envelhecer não tem nada de diferente do que a vida sempre foi. Sobreviver às dificuldades e continuar a trabalhar é seu passatempo favorito! Porém, aqui há exceções: se você foi um capricorniano que juntou riquezas logo cedo em sua vida, certamente se permitirá desfrutar depois da aposentadoria.

Aquário – esse é outro signo que nunca irá envelhecer. Aliás, quem sempre está pensando no amanhã, como pode envelhecer? Essa é a senhorinha que olha para o neto e sabe exatamente qual brinquedo irá estimular seu talento, fala de antemão com os amigos sobre o que irá acontecer na política e lidera o grupo de estudos sobre algum tema inovador do momento. Além, claro, de continuar a trabalhar em alguma atividade que possa trazer para a sociedade algum conforto.

Peixes – esses são os senhorezinhos mais fervorosos em sua fé! Ter rituais ou templos para frequentar e explanar suas crenças para o mundo acaba sendo a atividade mais prazerosa do envelhecer pisciano. Podem também se dividir com bailes de dança e passar a noite inteira desfrutando das músicas e dos passinhos ensaiados.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: