Música

As paixões e a música

Os dicionários são pródigos em definir a Paixão. Alguns deles chegam a apresentar mais de uma dezena de significados diferentes: sentimento, entusiasmo, predileção, amor ardente que ofusca a razão, hábito dominador, vício, fanatismo, cólera incontrolável, sofrimento intenso, martírio, perturbação, movimento desordenado de ânimo. A paixão é uma palavra tão singular que deveria viver no plural.

Um dos significados mais imediatos é o que se insere na relação amorosa entre seres humanos. A viagem pela Linha da Paixão quase sempre tem um itinerário conhecido: o ponto de partida é a Estação do Desejo, onde os vagões chegam vazios e logo se enchem de gente entusiasmada.

Eloy Varandas, paulistano, nascido no tempo do samba-canção já com uma paixão crônica pela Música. Colecionador de discos desde o advento da primeira mesada, ativista pelos direitos à existência ameaçada desses artefatos de vinil e policarbonato, pesquisador musical amador, escrevinhador de poucos, mas conceituados leitores, cronista bissexto e engenheiro durante 37 anos e alguns quebrados (o que garantiu sua sobrevivência financeira).