Com mais de 150 metros de diâmetro, maior que as pirâmides do Egito, e a uma velocidade de 32 mil km/h, o asteroide 2016 NF23 passará nesta quarta-feira (29) bem próximo à Terra. Embora classificado pela Nasa como “um asteroide potencialmente perigoso”, ele não representa um grande risco ao nosso planeta.

Em entrevista ao site Space, o oficial de defesa planetária da Nasa Lindley Johnson afirmou não existir preocupação sobre a passagem do 2016 NF23. “Esse objeto é designado como ‘potencialmente perigoso’ somente por conta da sua órbita, que vai atingir 5 milhões de milhas (cerca de 8 milhões de km) de distância da Terra, mas não há nada de perigoso para o planeta”, destacou o especialista.

No ano passado, a Nasa emitiu um comunicado informando não existir a possibilidade de algum corpo espacial atualmente conhecido atingir a Terra pelos próximos 100 anos. Entre 2013 e 2016, mais de 17 mil asteroides foram identificados e mapeados pela Agência Espacial Americana. Deles, oito mil possuem pelo menos 140 metros de largura, tamanho suficiente para destruir uma cidade inteira.

Mas apesar da proximidade que o 2016 NF23 passará do planeta, não será possível observá-lo a olho nu.

Leia também

“É o fim de um ciclo de vida”, diz Fernanda Montenegro

Cerveja: conheça cinco benefícios da bebida milenar

Compartilhe com seus amigos