Hoje, 5 de fevereiro, começa o Ano Novo Chinês. Se 2018 foi o Ano do Cão Terra, 2019 será o Ano do Porco Terra. Mas o que isso significa?

“O calendário chinês combina o ciclo solar com os ciclos lunares, sendo, portanto, lunissolar”, explica Dricca Rhiel, especialista em oráculos. A cada 12 anos, completa-se um ciclo – caso de 2019. Um animal diferente rege cada ano, outorgando suas características peculiares, tendências e cores.

A lenda dos 12 animais

“De acordo com uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um”, conta.

Apenas 12 animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o rato ou camundongo; o boi ou búfalo; o tigre; o coelho; o dragão; a serpente ou cobra; o cavalo; a cabra, o bode ou carneiro; o galo ou galinha; o macaco; o cão; e o porco ou javali.

Ao final da festa, os animais fizeram um juramento solene aos budas, de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros 12 ficam praticando o bem em silêncio.

Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo, versa a história.

Fim de um ciclo

Portanto, o porco é o último dos 12 signos do horóscopo chinês, encerrando um ciclo. “Exatamente por isso é tempo de colocar um ponto final em tudo que não serve mais em 2019: empregos sem futuro, relacionamentos amorosos falidos e amizades desgastadas”, orienta Dricca, que também é coaching de relacionamento.

No Ano do Porco, diz ela, o ideal é aproveitar para “limpar o passado e escolher novos caminhos para o futuro”.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


As relações familiares estarão mais em foco, pois o porco é um signo que desperta união entre as pessoas.

“Este é o ano para resolver pendências com parentes e amizades desfeitas por mal-entendidos no passado. É essencial a prática do perdão para a manutenção da paz em família, visto que o porco é um animal relacionado ao coletivo.”

Atividades em grupo ou que visem ao benefício da maioria são recomendadas no Ano do Porco, considerado auspicioso pelo horóscopo chinês.

“As pessoas estarão mais suscetíveis a se colocarem no lugar do outro e dispostas a ouvirem o outro com imparcialidade. A busca pela honestidade e pelo senso de justiça também estarão presentes neste Ano do Porco. Decisões tomadas com responsabilidade serão recompensadas.”

Dricca Rhiel, especialista em oráculos; Crédito: Divulgação

O Ano do Porco

Saúde

Por outro lado, Dricca aconselha a não pecar pelo excesso. “Cuidado com os exageros alimentares, para não ganhar aqueles quilos a mais. Este é o ano para cortar vícios e padrões de comportamento prejudiciais à saúde.”

Sentir muito sono e preguiça é muito comum no Ano do Porco, segundo ela.

Relacionamentos

É um signo que aumenta a sensualidade e a busca pelos prazeres da vida. “Será um ano favorável para conhecer pessoas, fazer amigos e se apaixonar.”

As emoções estarão à flor da pele, o que poderá aumentar os conflitos por conta de ciúmes nas relações amorosas. “Relacionamentos superficiais não sobreviverão; por outro lado, as relações sólidas poderão ser oficializadas. É um ótimo ano para casamentos”, pontua.

Dinheiro

Em termos financeiros, o Ano do Porco “promete trazer abundância para os que se esforçarem e trabalharem com responsabilidade e metas definidas”.

Oportunidades de crescer e prosperar não faltarão neste ano. “A busca pela estabilidade e pela segurança são características do elemento Terra presente neste ciclo.”

Cores

Por fim, tire do guarda-roupas peças em vermelho, rosa, branco e dourado. “Agora, é só aproveitar com equilíbrio a natureza generosa do Porco e brilhar em 2019”, sugere.


Compartilhe com seus amigos