A rainha das manhãs globais nas últimas duas décadas está em festa hoje. Por mais inacreditável que pareça, bem no Dia da Mentira, a apresentadora Ana Maria Braga faz 70 anos. Além do seu espírito jovial de sempre, ela segue sendo referência e inspiração não só para mulheres, mas para todos os brasileiros.

Com ajuda da especialista em relacionamento e sexualidade Gislene Teixeira e da coach comportamental Pri Hávila, listamos seis lições que podemos aprender com a dona do bordão "Acorda, menina!". Confira:

1. Adaptar-se às mudanças

Filha única de pai italiano e mãe brasileira, nasceu em São Joaquim da Barra (SP) e passou por internatos no interior paulista na infância e na adolescência. Formou-se em Ciências Biológicas, pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), em São José do Rio Preto.

Ana Maria Braga faz 70 anos

Mudou-se para São Paulo e, para custear a especialização, arrumou emprego na extinta TV Tupi, lugar que despertou sua paixão pelo mundo televisivo e a levou à segunda faculdade, de jornalismo.

Ana Maria Braga também coleciona experiência como assessora de imprensa, produtora, diretora de TV e comercial e se mostra uma verdadeira camaleoa nos negócios.

2. Não ter medo de se expor

Em 2001, mostrou bastante coragem e transparência ao contar para o Brasil inteiro, durante seu programa "Mais Você", que lutava contra um câncer na virilha e no reto. No mesmo dia em que fez o anúncio, 26 de agosto, iniciou o tratamento de quimioterapia. Quatro meses depois, curada, voltou a gravar o programa ao vivo.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Em setembro de 2015, descobriu um câncer no pulmão em estágio inicial. Relatou também em seu programa, dois meses depois, argumentando que estava debilitada e precisava estar mais forte.

"Olhando o lado bom da vida, ela sempre viu que poderia ter uma nova oportunidade de viver e ser feliz", comenta Pri Hávila. Mas a primeira vez que ela encarou a doença foi em 1991, quando tratou um câncer de pele.

3. Ter fé inabalável

Ana Maria Braga nunca escondeu sua religiosidade, principalmente nos diagnósticos da doença. Em momento algum se deixou abater, mesmo diante dificuldades impostas e apresentadas pela circunstâncias.

Ana Maria Braga faz 70 anos

"Ela se apegou à sua fé, às suas crenças, cocriou sua cura e agregou ao tratamento da medicina tradicional. Sempre mostrou e deixou muito clara sua crença sobre o pensamento e atitudes positivas", lembra Gislene Teixeira.

Em 2001, ao retomar as gravações, viajou a Fátima, Portugal, para agradecer pela superação da doença. Uma equipe do "Mais Você" acompanhou a peregrinação da apresentadora, o que rendeu reportagens para o programa.

4. Ignorar paradigmas 

Seguir padrões impostos pela sociedade não é obrigação na vida amorosa. Foi casada três vezes: com Eduardo de Carvalho (1980 a 1992), pai de seus dois filhos, com quem mantém uma ótima relação; com Carlos Madrulha (1997 a 2002), seu ex-segurança e empresário; e com Marcelo Frisoni (2007 a 2009), empresário 22 anos mais novo.

"Muitas mulheres se veem refém delas mesmas, de situações e circunstâncias. Importam-se com o que as pessoas vão dizer, ou pensar, mas Ana Maria Braga nos mostra que é possível se superar, ser feliz e ter coragem para vencer", pontua Pri Hávila.

5. Correr atrás da felicidade

As reviravoltas do coração de Ana Maria Braga comprovam que relacionamentos não são, obrigatoriamente, garantia de "felizes para sempre" ou "até a morte os separe". Fato é que ela não se deixou abalar em nenhum dos términos, nem diante da aceitação pública em decorrência de suas escolhas.

Ana Maria Braga faz 70 anos

"Ela foi em busca de suas verdades, suas crenças, suas paixões e seu amor. Foi em busca do que de fato, faz a vida ficar mais bela, doce e cor-de-rosa. E se não deu certo para sempre? Ela mostra que não há problema nenhum", lembra a especialista em relacionamentos.

6. Amar a profissão

Além dos 70 anos de vida, no próximo outubro Ana Maria Braga também comemora 20 anos à frente do mesmo programa de TV, o "Mais Você", na Rede Globo, completando em torno de 5.200 manhãs de entretenimento.

Ana Maria Braga faz 70 anos

O profissionalismo da apresentadora é referência. "Sua trajetória é invejável, da menina do internato no interior para explosão de sucesso e manutenção nas mídias, da bióloga que buscou emprego em uma TV para custear seu curso à mulher que é modelada por uma multidão de pessoas que se inspiram em seus passos, sempre rumo ao sucesso", finaliza Gislene.

Compartilhe com seus amigos