Maria Odete Brito de Miranda Marques, ou simplesmente Gretchen, nunca teve problemas com a câmera. Desde os 17 anos, a cantora, dançarina e empresária vê sua vida se tornar notícia a cada movimento – ou melhor, a cada remelexo do quadril.

Mesmo aos 60 anos, a eterna rainha do rebolado tem fôlego para ensinar muitas lições, coisa de gente que já enfrentou poucas e boas para chegar aonde chegou.

Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro, criada na periferia de São Paulo, ela não esconde o passado violento em casa, com o pai alcoólatra. Gretchen começou a carreira em 1976, como cantora de orquestra.

Teve um grupo com as irmãs (incluindo Sula Miranda), mas bastou um pulo para o palco ser só seu. Sex symbol dos anos 80, ainda hoje é lembrada pelas performances de "Freak Le Boom Boom", "Conga Conga Conga" e "Melô do Piripiri".

Gretchen

Em mais de quatro décadas de carreira, vendeu cerca de 15 milhões de discos. Participou de novelas, programas de auditório, reality shows e filmes (inclusive eróticos). Hoje, também é aclamada Rainha da Internet, prêmio que recebeu em 2017.

Mãe de 7 filhos (5 biológicos e 2 adotivos), foi coadjuvante da história do mais velho, Thammy, transexual – no início, quando esperava que a então garota fosse sua sucessora, não aceitou a opção de mudança de sexo. Hoje, defende a cria com unhas e dentes.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Gretchen está no quinto casamento oficial (além de mais 10 extraoficiais) e vive entre França, Portugal e Brasil. Tantas reviravoltas em sua vida nos ensinam muitas lições, como apontam os especialistas Pri Hávila, coach comportamental especializada em transformação de mulheres, e Fabio Abate, sócio-diretor e consultor do grupo Netas, de desenvolvimento pessoal e profissional.

Os 7 ensinamentos de Gretchen

Ter consciência da situação

Diante de momentos difíceis, como os divórcios e a transexualidade do filho que Gretchen vivenciou, é preciso avaliar bem o cenário para obter clareza e conseguir traçar uma estratégia para seguir em frente.

Focar na solução

Jamais concentre atenção no problema, pois tudo o que focar vai amplificar  internamente – se olhar só o lado negativo, terá pensamentos, sentimentos e resultados igualmente negativos. Diante disso, vale muito mais a pena gastar energia com a solução.

Assumir a responsabilidade

Lembre-se de que você é responsável pela vida que tem levado, o que significa que é o único que vai conseguir mudá-la. Quando não está satisfeita com um relacionamento, Gretchen prefere dar fim ao vínculo e se abre para novas oportunidades, sendo a única encarregada pela sua felicidade. Adote como mantra: "o que colhe hoje é fruto do que plantou no passado, mas o que for colher amanhã é fruto do que está plantando hoje".

Conhecer-se

Quanto mais você se conhece e sabe das suas forças e fraquezas, mais simples será o caminho. Há momentos na vida que é preciso aprender algo, se reinventar. Em outros, poderá usar as forças que acumula. É o jeito mais prático de sair de situações difíceis. A cantora é alguém com autoconhecimento evidente e explora seus pontos fortes.

Aprender com erros e dificuldades

O ser humano tende a se fixar em ideias e verdades absolutas, sem chance para deslizes. Mas em diversos momentos da nossa trajetória precisamos  ir além do que sabemos. Os momentos de dificuldade, obrigatoriamente, precisam se tornar ocasiões de aprendizado. Não à toa, Gretchen também se tornou empresária, com lojas na Europa.

Ser humilde

Para recomeçar, é preciso aceitar a possibilidade de dar um ou alguns passos para trás, enfrentando eventuais vergonha e soberba, obstáculos criados pela mente humana. Seja prático e racional para resolver tudo e não tenha receio de recuar.

Assumir compromisso pessoal

Muitas pessoas não conseguem dar a volta por cima porque não estão realmente engajadas com o processo que vivem. Para que seja possível manter a energia e disposição (e aguentar e superar o momento ruim), é preciso estar comprometido com algo maior – no caso da aniversariante do dia, ser feliz.

Compartilhe com seus amigos