O presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Francisco Lopes, foi demitido nesta quarta-feira (16) pelo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, após denúncia de corrupção publicada pelo jornal O Globo. A matéria revelava que Lopes contratou a empresa RSX Informática para fornecer programas de computador para o Instituto. O contrato, no valor de R$ 8,8 milhões, foi assinado em abril deste ano, pouco tempo depois de técnicos do próprio INSS emitirem um parecer afirmando que os programas fornecidos pela RSX não teriam utilidade para o órgão.


Clique aqui e faça o teste para descobrir como está o seu planejamento para a aposentadoria. É grátis!


Em nota emitida à imprensa, o INSS afirmou que, ao assumir a presidência do órgão, Francisco Lopes já encontrou o processo de contratação da RSX bastante adiantado, e defendeu a empresa afirmando que a mesma já havia prestado serviços para o Ministério de Integração Nacional, por valor e quantidade maiores que os solicitados pela Previdência".

A RSX Informática, com sede em Brasília, tem seu endereço fiscal em uma loja destinada à venda de bebidas. Um dia após a denúncia, a loja passou por uma rápida reforma, e as garrafas de bebidas e estantes foram substituídas por mesas e cadeiras de escritório.

Leia também

Confira mudanças para diminuir o tempo de espera no INSS

CMN põe fim à farra do rotativo dos cartões de crédito

Compartilhe com seus amigos