Muitos brasileiros costumam se revoltar com o tamanho da mordida do leão em abril, mas poucos sabem que, em vez de pagar a totalidade do Imposto de Renda ao governo, podem reverter parte do dinheiro a entidades beneficentes e projetos culturais. Para ajudá-lo nesta tarefa, que é cheia de particularidades, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon preparou um guia que ensina como fazer uma doação em vez de pagar IR.

Duas possibilidades

Há duas formas de realizar doações dedutíveis. A primeira é destinando os recursos diretamente a fundos e projetos incentivados, até o último dia útil do ano anterior, e informando posteriormente a contribuição na Declaração de Ajuste Anual do ano seguinte.

“A segunda opção, embora mais limitada, é fazer a doação por meio do próprio programa gerador da declaração de IR”, explica o especialista Djalma Rodrigues, da Briganti Advogados, que é pós-graduado em Direito Tributário pela PUC-SP/Cogeae e tem MBA em Gestão Tributária pela Fipecafi.

Ele lembra que só é possível fazer o abatimento da doação no modelo completo. “Além de ser uma exigência legal, a declaração simplificada ignora despesas e deduções. O sistema aplica, em substituição às deduções admitidas em lei, um desconto padrão de 20% sobre o valor dos rendimentos do contribuinte”, justifica.

Contribuições aceitas

Contam com a possibilidade de abatimento do imposto a pagar as contribuições a instituições “que se enquadram nas regras de doações com incentivos fiscais”. Com isso, só podem ser feitas para:

  • fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente, que se enquadram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • fundos municipais, estaduais, distrital e nacional do idoso;
  • projetos aprovados pelo Ministério da Cultura e enquadrados na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet);
  • projetos aprovados pelo Ministério da Cultura ou pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e enquadrados na Lei de Incentivo à Atividade Audiovisual;
  • projetos aprovados pelo Ministério do Esporte e enquadrados na Lei de Incentivo ao Esporte;
  • projetos aprovados pelo Ministério da Saúde no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas) ou do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Isto significa que, caso o contribuinte queira aproveitar o benefício de fazer uma doação em vez de pagar IRserá preciso restringir-se a fundos e programas previstos na legislação. “Qualquer outra doação que não seja direcionada às instituições reconhecidas não poderá ser beneficiada pela redução do IR”, pontua Rodrigues.

Leia também: Solidariedade é maior após os 50 anos de idade

Quem vai fazer as doações este ano

Para fazer doações dedutíveis neste ano, somente são aceitas as feitas pelo programa da declaração. Deve ser selecionada a opção de “cálculos por deduções legais”, que somente dará a opção de doação para os fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com isso, é permitido que “somente 3% do imposto devido seja deduzido do valor a recolher”.

O software calcula automaticamente o limite. E vale ressaltar que as doações não podem ser feitas a apenas uma entidade. “Não existe uma justificativa formal, mas acredito que seja para descentralizar e não favorecer um segmento em detrimento ao outro e também evitar possíveis fraudes”, diz Rodrigues.

Para atingir o teto de 8%, o contribuinte deve fazer doações até o último dia útil de dezembro do ano anterior, respeitando as seguintes proporções:

  • 1% para programas relacionados a pessoas com deficiência;
  • 1% para programas voltados a pessoas com câncer;
  • 6% para fundos e projetos ligados a crianças e adolescentes, idosos, cultura, audiovisual e esporte.

O especialista orienta que, para ter maior flexibilidade na escolha de beneficiários e abatimento de 8%, as doações devem ser programadas no decorrer do ano. “Somente esse planejamento prévio permite escolher projetos e fundos que serão beneficiados e aproveitar o incentivo ao máximo.”

Mas são essas limitações que “dificultam e desestimulam as doações pelas pessoas físicas”. Segundo ele, “as empresas geralmente têm à disposição equipes contábeis e advogados que podem apoiar com a interpretação das diversas normas e realizar os cálculos. Mas, para as pessoas físicas, ainda precisa haver muita boa vontade”.

Quem fez doações em 2017

Para quem fez a doação em 2017, o caminho é informar na declaração os pagamentos efetuados na ficha "Doações Efetuadas", indicando o nome do beneficiário, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o código e o valor doado. O programa informará automaticamente os limites de dedução de acordo com o imposto devido do contribuinte.

“São informações imprescindíveis para que a Receita Federal valide a dedução praticada. A partir de tais dados, a fiscalização é capaz de cruzar os valores declarados como doados com aqueles efetivamente recebidos e declarados pelas instituições. Ao optar pela doação, o próprio sistema da declaração informa automaticamente os limites passíveis de dedução.”

Que tal fazer um curso de inglês básico? O Instituto de Longevidade oferece um programa gratuito para quem tem mais de 50 anos. Saiba mais!

Compartilhe com seus amigos