Aposentados e pensionistas que acessarem o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligarem para o 135 não precisarão mais realizar o agendamento para solicitar um serviço. A novidade foi anunciada ontem (15) pelo órgão, por meio de sua assessoria de imprensa, e promete acabar com o tempo de espera no INSS.

O novo sistema, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (21), promete encurtar a distância entre o segurado e o benefício, eliminando a etapa do agendamento. Durante a consulta, o interessado receberá direto o número do protocolo de requerimento para acompanhar sua solicitação em tempo real, sem a necessidade de comparecimento no local para realizar a entrega de documentos. Inicialmente, a mudança valerá apenas para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.


Clique aqui e faça o teste do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon para descobrir como está seu planejamento para a aposentadoria.


Outra novidade é que se as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão automática do benefício a distância.

Segundo o Instituto, o objetivo é acabar com o problema da falta de vagas, além de garantir que os cidadãos sejam atendidos em uma agência próxima a suas residências e acabar com o tempo de espera no INSS.

Dentro de mais algum tempo, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

Leia também

Aposentadoria precoce provoca redução de salário

Saiba se você tem direito a aposentadoria especial

Compartilhe com seus amigos