Público LGBT está financeiramente mais bem preparado no Brasil que os heterossexuais. É o que revela uma pesquisa inédita recentemente publicada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

O estudo, realizado em parceria com o Aegon Center, na Holanda, e o Transamérica, nos Estados Unidos, identificou que 19% dos entrevistados que afirmaram pertencer ao grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) estão muito bem preparados para a aposentadoria e outros 25% já têm tudo planejado. Com relação à idade para se aposentar, 60% esperam que isso ocorra antes dos 65 anos. Entre o público heterossexual, os percentuais foram inferiores, ficando em 16%, 21% e 56%, respectivamente.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!



E quando o assunto é garantir a autonomia financeira sem o auxílio do(a) parceiro(a), o percentual chama ainda mais atenção: 56% do público LGBT está ou espera estar com as rédeas do seu futuro nas mãos, e 24% afirmou que se prepara para dar apoio financeiro aos pais.

“Vale ressaltar que esta realidade no Brasil é exceção, quando pensamos globalmente. Apenas aqui, na Alemanha, França e nos Estados Unidos, o público LGBT é ligeiramente mais bem preparado para aposentadoria do que os heterossexuais, segundo a nossa pesquisa”, aponta Leandro Palmeira, responsável pela pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Os pesquisadores também buscaram entender um pouco mais o público LGBT brasileiro. Dados revelam que 71% deles têm até 40 anos de idade, enquanto que a média global nos outros oito países pesquisados para esta faixa etária é de 49%. Os países são Austrália, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Reino Unidos e Estados Unidos.


Preocupado com a sua aposentadoria? Acha que o valor não vai ser suficiente? Clique aqui e conheça os planos de previdência da Mongeral Aegon.


O documento aponta ainda que 32% dos gays são casados e que 48% têm filho. Eles têm hábitos mais saudáveis e renda familiar superior a R$ 99 mil por ano. Entre os heterossexuais, 58% estão casados e 63% com filhos. Exercitam-se menos e somente 25% têm renda anual superior a R$ 99 mil.

Assista ao vídeo abaixo e conheça o passo a passo para baixar a Pesquisa LGBT completa.

Leia também

Experiência favorece busca por propósito de vida

Tuberculose: algumas curiosidades sobre o mal do século 19

Compartilhe com seus amigos