Faltava uma semana para que a assinatura de um ano, feita em 2016, em um site de relacionamento terminasse. Foi só aí que o corretor de seguros José Francisco Pereira Faria, 57 anos, decidiu dar uma chance e olhar a plataforma online. Nessa xeretada, encontrou um perfil sem foto, no qual a mulher dizia gostar de pescaria. Duvidou da informação e, acreditando ser uma conta falsa, enviou uma mensagem. “Fui grosseiro”, conta ele, ao questionar o hobby da usuária.

Do outro lado, estava a massoterapeuta Janete Soares, 41 anos, que se surpreendeu com o texto rude, com a espontaneidade do sorriso dele e com algumas coincidências, como o gosto pela corrida e o amor pelo Sport Club Internacional, de Porto Alegre. Dois dias depois, decidiu explicar que havia crescido às margens do rio Uruguai, no Rio Grande do Sul, onde costumava pescar com seus dez irmãos. Nascia aí a paixão pela atividade. E começava nessa resposta, em 2017, um relacionamento entre os dois.

O site Our Time, voltado a pessoas com mais de 50 anos de idade, foi uma alternativa encontrada por José Francisco dois anos após ficar viúvo. A esposa havia morrido depois de 33 anos de casamento – e ele não se sentia pronto para entrar em um namoro. Mesmo assim, fez uma assinatura no site de relacionamento.

Separada havia oito anos, Janete estava em outro momento. Queria conhecer alguém enquanto se desdobrava entre curso, carreira, exercícios físicos e cuidados aos filhos adolescentes de 11 e 17 anos. "Não sou mais aquela mulher que sai na noite para conhecer pessoas, sabe?", argumenta ela, acrescentando que foi atraída por um anúncio do Par Perfeito, site de relacionamento interligado ao Our Time, em uma rede social.

Leia também: Conheça 5 aplicativos e sites de relacionamento

Os dois conversaram por quatro dias sem que ele soubesse qual era o rosto da intrigante mulher que gostava de pescaria. A ausência de imagem tinha motivo: Janete havia acabado de cortar o cabelo e não tinha fotos recentes para colocar no perfil. Optou por completar as descrições e passou a olhar possíveis pretendentes, sem se preocupar em fazer uma selfie.

Se a química já havia dado sinais entre os dois, só fez aumentar quando ela, finalmente, atualizou o retrato. José Francisco diz ter se encantado com a beleza da gaúcha. Marcaram o primeiro encontro de muitos outros – cruzando uma distância de 40 km, já que ela mora em Montenegro e ele, em São Leopoldo, ambas no Rio Grande do Sul.

Paquerar pela internet

Longevidade - 026 Por Marcos Nagelstein/Agência Preview

A massoterapeuta reconhece que teve receio de se arriscar em aplicativo ou site de relacionamento, apesar de conhecer pessoas que haviam se conhecido dessa maneira. "Se, olhando nos olhos das pessoas, já é difícil ser verdadeiro, imagine só em um site, no qual você pode se passar por quem quiser", justifica ela.

Vencida a barreira, combinaram de se ver. Ao ouvir a voz de Janete, o corretor de seguros diz ter tido a impressão de conhecê-la de algum lugar. A conexão, contam, foi imediata. “Janete tem convicção de que somos almas gêmeas", orgulha-se ele.

Dois dias após o primeiro beijo, José Francisco a pediu em namoro. "É uma questão de maturidade. Acima de 50 anos, não temos mais tempo a perder", explica ele. "Temos uma relação sólida e madura. Sabemos o que queremos e temos bagagem suficiente para não repetir os mesmos erros do passado", afirma ela.

Janete revela que o preconceito em relação ao uso de sites e aplicativos de relacionamento a impedia de dizer aos amigos como havia conhecido o namorado. O tempo a fez perder o receio. Hoje conta orgulhosa sobre sua história de amor. Há dez meses, os dois mantêm uma sólida relação. E fazem planos para o casamento no ano que vem.

Longevidade - 026 Por Marcos Nagelstein/Agência Preview

Depois do match

O Match Group, que reúne sites de relacionamento como o Our Time, o Par Perfeito e o Tinder, fez um estudo para saber por que as pessoas se aventuram em sites de relacionamento. “Descobrimos que ele preenche a necessidade de contato e a vontade de encontrar alguém especial", explica Marina Simas, 47 anos, psicóloga especializada em relacionamentos do grupo empresarial.

Pelo questionário, aplicado em outubro de 2017, 45% das pessoas com mais de 50 anos disseram considerar o uso de sites de relacionamento como uma ótima ferramenta para encontrar alguém, devido à facilidade de conhecer pessoas. As grandes vantagens de recorrer a essa alternativa são a praticidade e a possibilidade de experimentar.

A especialista recomenda o uso de uma foto de perfil atraente, combinada a uma descrição sincera e interessante para aumentar as chances de fazer boas combinações. Ser bem-humorado e receptivo também contribui para desenvolver conversas agradáveis.

Contudo, é necessário ter atenção a cuidados básicos de segurança. Além das instruções básicas, como não passar endereço residencial, números de documentos e dados bancários, os usuários dessas ferramentas também devem ter cuidado para não expor a intimidade e as condições financeiras. Fotos de nudez ou que exponham bens materiais podem atrair pessoas mal-intencionadas. Vale ainda sempre marcar encontros em locais públicos, como praças movimentadas, restaurantes e bares.

Com algumas precauções, as novas tecnologias podem ser aliadas. "A expectativa de vida está aumentando e as pessoas estão indo atrás da sua felicidade. Talvez você ainda tenha mais 50 anos de vida e pode se reinventar nesse tempo", defende a psicóloga.

Clique aqui e saiba se a sua cidade está entre as melhores do Brasil para envelhecer no IDL, estudo realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getulio Vargas.

Compartilhe com seus amigos