A verdade é uma só: não é porque você está casado(a) há anos que precisa ignorar todo o clima que envolve o dia 12 de junho. Bem ao contrário, deveria aproveitar o momento e embarcar em ideias para surpreender no Dia dos Namorados. Que tal fazer um agrado especial ao marido ou à esposa, ignorando o apelo comercial da data e mirando apenas o romantismo? É uma ótima chance de provar, mais uma vez, o seu amor.

Mas, segundo Gislene Teixeira, coach de relacionamento e sexualidade, é comum os casais deixarem de dar atenção à vida a dois com o passar do tempo e a correria do dia a dia. "Não pode ser assim. É preciso manter a chama acesa e lembrar sempre o que os uniu e, também, como era gostosa aquela fase da paixão, da sedução e da conquista", defende. Para ela, a relação deve ser um investimento constante do casal.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!



Rodrigo Francioli, terapeuta tântrico e instrutor de curso de massagem, ressalta que não deveria existir duas fases – uma antes e outra depois do casamento. "Um dos grandes motivos de separação vem disso: as pessoas se tornam diferentes do que eram. E tem que ser uma coisa só, ou seja, tem que tratar o parceiro ou a parceira como fazia antes, para não deixar o relacionamento esfriar", avalia.

Só não vale dizer que não existem formas de surpreender. Para ajudar, Teixeira, Francioli e uma turma apaixonada dão ideias para surpreender no Dia dos Namorados ou em qualquer época do ano.

  1.  Faça um programa dos tempos de namoro

Visite o barzinho onde se conheceram ou assistam a um filme naquele cinema que tanto frequentaram. Os mais empolgados podem até refazer os passos do primeiro encontro. Numa das comemorações a dois, Renato, casado há quase 28 anos com a vice-diretora escolar Rejana Andrade, levou a esposa para assistir ao show do grupo Capital Inicial, banda que marcou a fase inicial do relacionamento. "Fiquei megafeliz, emocionada", relembra ela.

  1.  Prepare um jantar em casa

Se quiser abrir mão de passeios, crie um clima romântico em casa. Cozinhe aquele prato especial, providencie uma garrafa de vinho, decore a mesa com flores e não esqueça a música ambiente nem a luz indireta. "Apreciem o jantar e, principalmente, a companhia um do outro", sugere a coach Gislene Teixeira.

  1.  Escolha um lugar-surpresa

A advogada Elisandreia Rodrigues, casada há 23 anos, conta que ela e o marido gostam de ir a lugares tranquilos, para que possam conversar e curtir a noite juntos, escapadinha que já experimentaram em muitas ocasiões. "Às vezes, a surpresa é o local escolhido por um dos dois", diz.


  1.  Passe a noite em um hotel

Repetir as ousadias de anos atrás em um motel tem tudo a ver com Dia dos Namorados, mas a data costuma provocar congestionamento nesses lugares. Para evitar o caos e a fila de espera, opte por um hotel. Vocês terão espaço igualmente privado, com todo conforto. E aí, recorra à criatividade para incrementar o encontro. "Vale comprar alguns produtos eróticos no sex shop, como uma fantasia ou algum item que mexa com as sensações do corpo, e fazer uma massagem, com toques bem sensuais", sugere Magna Prem, terapeuta tântrico e instrutora de curso de massagem, casada há 18 anos.

  1.  Café na cama especial

Se passar a noite longe de casa está fora de cogitação, comece o dia surpreendendo com café na cama, recheado de comidinhas gostosas e, também, provas de amor, afeto, cuidados e admiração pelo outro. Paparique bastante e não economize nos beijos. "Nada de selinhos, tem que ser daqueles bem gostosos", opina a coach Teixeira. Aliás, invista em pequenas provocações. Crie um clima instigante, que vai servir como preliminar para o decorrer do dia, culminando numa noite de pura intimidade.

  1.  Faça uma seleção musical

Andrade – a vice-diretora escolar que foi a um show da banda Capital Inicial com o marido – também se emocionou bastante com um presente customizado. "Ele gravou músicas que fizeram e fazem parte da nossa história em um pendrive. É claro que chorei quando ouvi as músicas", lembra.

  1.  Troque mensagens durante o dia

Nada mais gostoso que receber um WhatsApp ou SMS surpresa, não é? Pois essa é uma das ideias para surpreender no Dia dos Namorados. Pode ser uma declaração, uma lembrança de quanto ainda é apaixonado(a) ou um recado ousado, avisando que haverá surpresas à noite e que não vê a hora do par chegar em casa. "Mande mensagens dizendo algo que caiba no cenário de vocês", pontua a coach de relacionamentos. Que tal enviar uma foto sensual? "Lembre-se de que o objetivo é mexer com a imaginação e preparar o clima para o fim do dia, quando estarão juntos", completa Teixeira.

  1.  Declare-se nas redes sociais

Em tempos de facilidades proporcionadas pelos ambientes virtuais, faça um post bem apaixonado no Facebook ou no Instagram. Andrade, por exemplo, diz que adora estar com o marido e, por isso, não economiza nas postagens em que compartilha os bons momentos que os dois experimentam juntos. Se quiser agradar à moda antiga, também vale se declarar de forma mais privada, com palavras bonitas em um tradicional cartão.

  1.  Convide para um banho a dois

Mesmo em casa, invista nos momentos de pura intimidade. Depois do jantar especial e antes de terminar a noite entre lençóis, tomem banho juntos, explorando o corpo um do outro com as mãos. "Toque todo o corpo do parceiro", indica a coach. Se puder, prepare o local previamente: deixe o ambiente perfumado (óleos essenciais funcionam bem), com velas e uma musiquinha agradável.

  1.  Dê atenção como presente

Caso você não tenha tempo para preparar uma noite especial de Dia dos Namorados, reserve a casa só para vocês (se há filhos morando junto, sugira que durmam fora) e invista em uma garrafa de vinho e alguns petiscos. Pronto. Se não houver grana para a troca de mimos, também não tem problema! O importante é se desligar do mundo e curtir o momento a dois. Ficar tranquilos em casa, só vocês, um totalmente dedicado ao outro, pode ser o melhor dos presentes.

Leia também:

Documentário expõe desejos e expectativas de novo amor depois dos 70 anos

Baile ensaia passos para o amor

Compartilhe com seus amigos