Responda com sinceridade: você realmente precisa de tudo o que compra? Pode colocar na lista roupas, sapatos, eletrônicos, parafernálias e até alimentos. Ou vai dizer que não tem uma blusa encostada na gaveta há mais de cinco anos e comida descartada porque o prazo de validade venceu? Mas saiba que é possível mudar hábitos aprendendo como consumir menos, sem que isso afete seu dia a dia.

Em entrevista ao portal do Instituto de Longevidade MAG, Bruno Almeida, psicólogo clínico e organizacional, coach e idealizador do projeto Superando Desafios, Lívia Marques, coach e psicóloga organizacional e clínica, e Paulo Sérgio Oliveira, professor, palestrante e escritor, revelam nove segredos para adotar uma vida menos consumista, eliminando os supérfluos da sua vida.

E se você precisa de ajuda para reduzir o consumo e gastar menos, baixe nossa planilha de planejamento financeiro aqui.

Como consumir menos sem perder qualidade de vida em 9 passos

Entenda por que e como você gasta dinheiro

O primeiro passo é o "despertar da consciência". É sair do automático do inconsciente coletivo, que nos leva a acreditar em necessidades que, na verdade, não temos. Quando estamos atentos a esse processo, é mais fácil fugir das armadilhas do consumo. Passamos a questionar a real necessidade de tudo e dar mais valor àquilo que conquistamos, sem nos importar com modismos.

Como consumir menos: 9 segredos para não se endividar mais com suas compras

Crédito: Krakenimages.com/shutterstock

 Pergunte se você realmente precisa dessa compra

Antes de comprar qualquer coisa que não seja gênero de primeira necessidade, pergunte-se: esse item é, de fato, indispensável? Avalie por que quer adquiri-lo, o quanto e com que frequência será usado e de que forma vai impactar seu dia a dia. Se ficar na dúvida, é melhor não insistir na compra, porque nem você tem certeza da utilidade.

 Olhe seu extrato e organize sua vida financeira

Mesmo se quiser muito adquirir algo, verifique a quantas anda sua vida financeira. E jamais esqueça que, se quiser comprar tudo o que aparecer pela frente, o dinheiro vai escoar água abaixo, principalmente com aquisições desnecessárias. Fuja do impulso e das dívidas que vêm com as contas em excesso. Assim, gastos supérfluos não vão comprometer o orçamento para itens realmente importantes, como os de alimentação e saúde.

 Cuidado com as newsletters com ofertas

Comprar com um único clique é muito fácil e tentador. Por isso, cuidado com newsletters divulgando ofertas e com as propagandas que pipocam na internet, já que a tendência é gastar por impulso. A dica aqui é agir preventivamente: cancele o cadastro em sites de compras e só entre nesses endereços para comparar preços e adquirir algo que realmente precisa.

 Concentre despesas em um cartão de crédito

Uma maneira bem prática de como consumir menos e controlar os gastos é concentrar todas as despesas em um só cartão de crédito. E vale qualquer tipo e valor de consumo. Isso permite ter uma visão exata de quanto está gastando todo mês e, mais do que isso, repensar em que está desembolsando. No fim do mês, é mais fácil identificar "grupos" de gastos (alimentação, vestuário, lazer etc) e reduzir o consumo.

 Atente aos seus sentimentos

Suas emoções refletem em seu consumo. Dependendo do que está sentindo, faz compras desnecessárias, apenas para ficar, momentaneamente, mais feliz. Assim, avalie como estão você e seu dia e se aquela é uma boa hora para adquirir algum produto. Se a tarefa for difícil demais, um psicólogo pode ajudar.

Como consumir menos: 9 segredos para não se endividar mais com suas compras

Crédito: Elnur/shutterstock

 Reavalie seus hábitos diários

Consumir menos significa fazer uma revisão de costumes. Se você toma banhos de 15 minutos, limite o chuveiro a 10 minutos, por exemplo. Repita, repita e repita, até virar rotina. Em pouco tempo, só vai sentir diferença nas contas de água e de energia, que passarão a ser mais baratas.

 Desapegue do que tem e invista em itens usados

Além de reduzir a quantidade de itens que compra, é possível mudar quais levar para casa. Considere adquirir objetos de segunda mão, que estão longe de significar produtos danificados ou de má qualidade. Aliás, pode embarcar na leva de desapego e fazer circular o que está parado no seu armário. Dica: grupos do Facebook, principalmente os de nicho (só de livros, de eletrônicos) ou da região em que você mora, são ótimos para esse tipo de negócio.

 Evite parcelamentos

Pagamentos "picados" por meio do parcelamento criam uma ilusão de poder de compra, além de esconderem taxas embutidas. O dinheiro que sobra na conta bancária vira uma armadilha para compras extras e desnecessárias.

Gostou das nossas dicas sobre como consumir menos? Então dê uma olhada na nossa planilha de planejamento financeiro logo abaixo e veja mais dicas para gastar menos no seu dia a dia.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Compartilhe com seus amigos