“O que está fazendo preso nessa gaiola, Pinóquio?”, perguntou a fada azul. “Eu acabei me perdendo do caminho da escola e fiquei preso neste lugar. Pode me tirar daqui?”, mentiu Pinóquio, não querendo que a fada azul brigasse com ele. Inesperadamente, o nariz de Pinóquio começou a crescer e ele se assustou com aquilo. Então a fada lhe explicou: “Pinóquio, mentir é algo muito feio e por isso seu nariz cresceu. Toda vez que você mentir, seu nariz crescerá mais e mais. Mas para parar de crescer, basta dizer uma verdade”.

O trecho acima é bastante conhecido e fez parte das histórias de infância que nossos pais e avós costumavam contar. O boneco de madeira, confeccionado pelo velho Geppetto e que ganhou vida graças a um encanto da fada azul, era um mentiroso incorrigível. Mas reconhecer um mentiroso como ele era uma tarefa fácil para seus interlocutores, pois seu nariz de madeira crescia a cada inverdade falada.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!



No dia a dia, nos deparamos com mentirosos de todos os tipos e em todos os lugares. Por serem tão numerosos, aos poucos fomos nos acostumando a conviver com eles. A psicóloga Ana Paula Madeira explica que é importante não naturalizamos o comportamento, e que podem ser muitos os motivos que levam uma pessoa a mentir. “Baixa autoestima, necessidade de autoafirmação, para serem aceitos em grupos sociais, negação da realidade, ou mesmo devido a um transtorno de conduta”, enumera a especialista. “Ao falarmos em comportamento humano, estamos falando de algo subjetivo, deste modo é preciso analisar cada caso para entender que motivos levaram a pessoa a agir ou a reagir daquela forma”.

Dicas para reconhecer um mentiroso

1. O corpo fala

Interpretar a linguagem corporal pode ajudar muito na hora de reconhecer um mentiroso. Quando alguém conta uma mentira, seja ela em relação a um acontecimento, sentimento ou pensamento, sua postura corporal não coincidirá com suas palavras. De acordo com peritos em detecção de mentiras, todo o nosso corpo se movimenta de forma sincronizada quando estamos falando a verdade, diferentemente de quando contamos uma mentira. A pessoa pode passar muita confiança em sua fala, mas algo em seu corpo não acompanhará e irá parecer retraído ou na defensiva. Algumas posturas comuns a essas pessoas são ficar com os braços cruzados durante uma conversa ou cruzá-los nas costas.



2. Face a face

Diferentemente daqueles que buscam estabelecer uma comunicação franca e direta com seu interlocutor, um mentiroso nunca fica frente a frente com a outra pessoa. Ele geralmente se posicionará mais de lado, como forma de se proteger, evitando um contato visual direto. Também evitam olhar nos olhos, desviando o olhar constantemente.

3. Olhos nos olhos

O escritor americano Edgar Allan Poe descreveu os olhos como “a janela da alma”, ao afirmar que o olhar revela muito sobre a pessoa, suas intenções e sentimentos. Manter um olhar constante é um possível indício de que alguém está mentindo. Da mesma forma, mover as pupilas rapidamente e em todos os sentidos, ou mantê-las fixas num ponto distante, também podem indicar que alguém está escondendo algo.

reconhecer um mentiroso

Especialistas também interpretam os tipos de olhares: olhar para cima e para a esquerda geralmente acontece quando alguém está bolando uma mentira para falar; olhar para baixo e para a esquerda mostra que o mentiroso está pensando em algo que fez; e desviar o olhar para a esquerda durante uma fala significa que a pessoa está buscando construir uma mentira rapidamente.

4. Uma mão lava a outra

Alguns peritos afirmam que, somente pelo movimento das mãos, já é possível identificar um mentiroso. Isso acontece porque o movimento das mãos é muito natural e, por isso mesmo, muito difícil de ser copiado. Ao tentarem passar naturalidade enquanto contam uma mentira, certamente irão exagerar nos gestos. Esses profissionais até arriscam interpretar o posicionamento das mãos: mãos fechadas podem indicar estresse ou falta de honestidade; mãos mexendo na roupa podem indicar desconforto e ansiedade; mãos na nuca e no pescoço também são sinal de ansiedade e incômodo com algo; mãos movimentadas em excesso geralmente são utilizadas por quem está habituado a mentir. O distanciamento que o mentiroso tenta manter da outra pessoa muitas vezes pode ser demonstrado com o posicionamento de algum objeto entre ambos.

5. A melhor defesa é o ataque

Mentiras geralmente apresentam pontos de inconsistência e lacunas. Se você desconfia que alguém anda mentindo para você, preste atenção nas histórias que essa pessoa conta. Faça perguntas sobre, peça detalhes, mas cuidado para não se tornar um chato inconveniente. Se essa pessoa estiver falando a verdade, não terá problemas em explicar dar mais detalhes. Mas se estiver mentindo, poderá se tornar até mesmo agressivo com respostas vazias que buscarão te fazer se sentir um idiota.

Compartilhe com seus amigos