Elas são sutis e possuem uma competência inquestionável na arte de argumentar e de se fazerem de vítimas. São tão convincentes que, por muitas vezes, você realmente vai se sentir exagerada, hipersensível e até mesmo culpada, ainda que você saiba que a culpa é do outro. Certamente você conhece ou já conheceu pessoas assim. São pessoas que nos fazem mal, ou as famosas pessoas tóxicas, e o impacto delas em sua vida pode ser profundamente danoso. Saber identificar as pessoas que nos fazem mal e diferenciá-las das demais é o primeiro passo para se livrar delas e colocar sua vida em um rumo mais tranquilo e sem tantos espinhos.

“São pessoas divertidas, extrovertidas, pacatas com as pessoas que percebem que não vão conseguir exercer dominação. Então, elas manipulam suas imagens para o mundo e manipulam os sentimentos dos parceiros. Daí sempre serão bem vista”, explica a psicóloga Raquel de Mello.

De acordo com a especialista, esbarrar com essas pessoas é muito mais comum do que imaginamos. Difícil é identificá-las em um primeiro momento. “Porque elas não são tóxicas 100% do tempo”, esclarece Raquel.


Clique aqui e faça o teste para descobrir como está o seu planejamento para a aposentadoria. É grátis!


Porém, uma vez identificadas, o ideal é manter a máxima distância possível. Mas se você ainda não consegue identificar uma pessoa tóxica e se afastar das pessoas que te fazem mal, aí vão algumas dicas de como elas costumam se comportar.


Como se comportam as pessoas que nos fazem mal

1. A culpa é sua

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber. Ao final, você ainda se sentirá mal por isso.

“Nunca tente mudar o abusador”, aconselha a psicóloga. “Ele será pra sempre assim e você sairá acreditando que é você quem não presta”.

2. Ou ela ou eu

A todo momento, nos veremos pressionados a escolher entre a amizade dessa pessoa e a de outras. O incrível é que geralmente escolheremos pela amizade das pessoas que nos fazem mal, como se fossemos obrigados a isso. A chantagem também poderá ser em relação a fazer ou não algo que certamente nos seria muito benéfico.


"A pessoa tóxica cria um problema só pra te ver sentindo culpa"


3. Será que você não sabe mesmo?

Um belo dia, elas deixarão de ser carinhosas e atenciosas como sempre foram e se tornarão frias, rancorosas e ranzinzas. Sem entender, você as perguntará se algo aconteceu e a resposta geralmente será a mesma: “você não sabe mesmo?”. A todo momento, elas te farão se questionar o que você fez de errado. Mas isso você nunca saberá, porque o que elas querem mesmo é te manter inseguro.

“É muito comum que não exista um problema real. A pessoa tóxica cria um problema só pra te ver sentindo culpa”, destaca Raquel.

4. Perdoa-me por me traíres

As histórias que você vai ouvir são as mais mirabolantes, tão ricas em detalhe que ficará difícil distinguir realidade de fantasia. Tudo isso para que elas nunca precisem pedir desculpas. Serão extremamente convincentes e você se sentirá um idiota se ainda assim insistir em questionar algo. No final das contas, quem pedirá desculpas é você.

5. E por falar em saudade...

Você será solenemente ignorado e esquecido, sentindo-se um lixo. Elas sumirão de uma hora para outra, por dias, semanas ou meses. Não visualizarão suas mensagens pelo WhatsApp, nem atenderão suas ligações. Um belo dia, você as encontrará nos lugares de sempre e perceberá que elas não sentiram sua falta. Você certamente se culpará por isso, sem se dar conta de que pessoas tóxicas, que nos fazem mal, têm o poder de fazer com que nos sintamos culpados por tudo.

“Desconfie quando você sempre leva a culpa de tudo e ainda precisa resolver sozinho. Nessas relações com pessoas tóxicas, o que existe é exploração ao invés de cooperação”, avalia a especialista.

6. Tá rindo de quê?

Nada do que vier de você será bom o suficiente. Seu carro novo custou muito caro e você fez um péssimo negócio; o destino escolhido para a sua viagem é péssimo, fica muito lotado de pessoas pouco interessantes; seu novo emprego não te pagará o que você realmente merece pela quantidade de trabalho que será realizado. Boas, espertas e bem-sucedidas, somente as outras pessoas, nunca você.

7. Isso não é problema meu

Sabe aquele problema que você precisa resolver e adoraria ouvir a opinião dos amigos antes de tomar qualquer atitude? Esqueça! Pessoas tóxicas vão ignorar suas queixas e problemas, mudando de assunto a todo momento para falar de coisas de bem menor importância. Você tentará voltar ao assunto, mas terá medo de ser tachado como chato se insistir em manter o rumo da prosa. Chegará mesmo a se sentir desinteressante. Os seus problemas só interessam a você.

Compartilhe com seus amigos