Há anos que cientistas de todo o mundo tentam entender como funciona a personalidade humana. Seria ela estável ou maleável com o passar dos anos? E embora diversos estudos tenham apontado que a resposta poderia ser ambas, a dificuldade de cobrir longos períodos com as mesmas fontes de dados tornaram os resultados inconclusivos.

Contudo, um novo estudo com base em mesmas fontes de dados em dois pontos do tempo com intervalo de 50 anos foi realizado recentemente com sucesso. Os resultados mostraram que, de um modo geral, a personalidade humana realmente pode mudar com o passar do tempo com relação a pensamentos, comportamentos e sentimentos.


Clique aqui e faça o teste para descobrir como está o seu planejamento para a aposentadoria. É grátis!


Publicado na última sexta-feira (17), no periódico Journal of Personality and Social Psychology, o estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Houston, nos EUA. Eles afirmam que, com a idade, as pessoas tendem a ficar mais conscienciosas, agradáveis e emocionalmente estáveis, embora o estudo tenha identificado diferenças individuais, com pessoas alterando suas personalidades mais que as outras, para pior ou para melhor.

A primeira autora do estudo, Rodica Damian, defende a ideia de que a personalidade é influenciada tanto pela genética quanto pelo ambiente. Para chegar a essa conclusão, Rodica baseou seu estudo em um banco de dados de estudantes do ensino médio nos EUA que responderam a algumas perguntas sobre suas personalidades em 1960 e novamente 50 anos depois.

“Nossos achados sugerem que a personalidade é um componente estável em nossas vidas, tanto no nível dos traços quanto do perfil geral, mas a personalidade também é maleável, com as pessoas amadurecendo com idade”, conclui o estudo.

Leia também

Conheça 9 passos para superar o fracasso

Conheça 8 vantagens de ser solteiro

Compartilhe com seus amigos