Sabe aquela saia antiga que você nunca mais usou? E aquele vestido que saiu de moda e ficou esquecido no fundo do armário? Lembra também daquela calça colorida com boca-sino dos seus tempos de “paz e amor”? E o sapato de duas cores? Se você pensa que isso tudo ficou no passado, você está enganada. Está tudo de volta à moda e você pode usá-los de novo, sem medo de ser feliz. É o que convencionou-se chamar de estilo “Vintage”. Ou seria estilo “Retrô”?

As duas palavras são muito usadas quando o assunto é moda. Mas você saberia identificar a diferença entre elas? Fomos atrás de algumas explicações e descobrimos que é tudo muito fácil. Trata-se apenas de uma questão de conceito.

No dicionário, Vintage se refere a qualquer produto antigo e de excelente qualidade; estilo de vida que retoma os conceitos utilizados entre os anos 20 e 60 aplicados no vestuário, nos objetos decorativos, nos móveis etc. Na enologia, a palavra se refere ao ano em que as uvas para o preparo do vinho foram colhidas, atribuindo, ou não, alta qualidade a todos os produtos da safra daquele ano específico.

Na moda, o Vintage é tudo aquilo que é realmente antigo mas que está bem conservado e continua fazendo sucesso. O conceito vale para roupas e objetos. Não à toa, brechós e antiquários estão ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros.

“O Vintage é algo velho com cara de novo e o Retrô é algo novo com cara de velho”

Já o Retrô é uma referência. São peças, objetos ou tendências atuais, inspirados em antigos. Muitas vezes estão até mesclados com tendências atuais e podem ser chamados de “Fashion Retrô” ou “New Old” (novo velho). É a inspiração no velho para criar um novo.

Resumidamente, o Vintage é algo velho com cara de novo e o Retrô é algo novo com cara de velho. Em outras palavras, o Vintage é o sobrevivente, o elegante e bonito de muito tempo atrás, que volta a ser usado hoje porque, apesar do visual de velho, o material está novo, bem conservado. Enquanto que o Retrô é algo inovador e criativo com o pezinho no passado.

De uma forma ou de outra, seja com novas roupas velhas ou com velhas roupas novas, aproveite para esbanjar seu charme em festas, no trabalho, na praia e em locais públicos. E lembre-se: a moda é cíclica, um dia ela volta com tudo!

Compartilhe com seus amigos