O sonho da pele sem sinais do tempo pode ser realizado em uma simples volta pela cozinha da sua casa. Nesse ambiente, você encontrará ingredientes naturais – e baratos – para produzir uma máscara facial caseira antienvelhecimento, ensina a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira. A abóbora, por exemplo, trará firmeza para o seu rosto. A uva, brilho. O chá branco? Rejuvenescimento!

E tome mais boa notícia: segundo a especialista, as receitinhas abaixo fazem efeito em todos os tipos de pele. Você só precisa aplicá-las sempre com o rosto bem limpo e com a frequência de duas a três vezes por semana. E, seja lá qual for a máscara eleita, ela deve ficar na pele por 15 minutos e ser retirada apenas com água. Ou seja, nada de sabonete.


A Personare concentra o melhor conteúdo sobre astrologia, tarot, numerologia. Clique aqui e veja o que o futuro lhe reserva


"Não há contraindicações, mas não aplique as receitas por cima de uma pele com feridas ou machucados”, avisa Roseli. “E jamais faça uma máscara sem conhecer os ingredientes. Algumas frutas contêm muita acidez. O leite do mamão, por exemplo, corrói a pele. Se fizer uma máscara com ele pode ficar com cicatrizes. O limão também mancha e dá eritemas”, alerta.

Veja como fazer uma máscara facial caseira antienvelhecimento

1 - Máscara da juventude com chá branco

O que ela faz: além de rejuvenescer, os antioxidantes do chá deixam a pele mais clara.

Preparo: faça um saquinho de chá branco de forma tradicional em 100 ml de água. Não use açúcar no preparo. Espere esfriar, coloque duas colheres (sopa) em um borrifador e aplique na pele para higienizá-la. Agora, esquente o chá restante e despeje-o em uma xícara de café. Em seguida, mergulhe uma folha de gelatina sem sabor e misture bem. Espere amornar e aplique no rosto com movimentos ascendentes, para esticar a pele.

Atenção! Para quem quer equilibrar o PH da pele oleosa, prepare a mesma máscara, mas substituindo o chá branco por chá de hortelã.

2 - Máscara facial caseira de chocolate (detox) 

O que ela faz: o cacau é rico em oligoelementos naturais e promove a recuperação sensorial da pele. O resultado? Menos rugas, manchas e flacidez.

Preparo: coloque 100 g de chocolate amargo 100% cacau e meia lata de creme de leite em banho maria. Mexa até ficar bem cremoso. Quando estiver morninho, aplique sobre a pele. Após 15 minutos, diferentemente das outras máscaras em que você lavará a pele, neste caso você usará um algodão embebido em água para retirá-la. Em seguida, use um hidratante que já está habituada no rosto.

Máscara facial caseira. Foto: dekazigzag/shutterstock

3 - Máscara de abóbora para aumentar a resistência da pele

O que ela faz: como a abóbora tem caroteno, ajuda a hidratar e turbinar a vitalidade da pele, deixando-a mais forte.

Preparo: corte 100 g de abóbora em quatro pedaços e ferva na água. Quando amolecer, retire da água e macere com um garfo. Junte um pouco de mel e faça uma papa. Aplique no rosto. Para o corpo, a papa não precisa ser tão grossa. Então, após preparar a abóbora como ensinado acima, bata duas colheres (sopa) da fruta macerada no liquidificador com 100 ml de água de coco natural ou de caixinha.

4 - Máscara com uva para pele brilhante

O que ela faz: o resveratrol é um antioxidante da uva que favorece a renovação celular. Além disso, seus polifenóis ajudam na desintoxicação da pele, removendo as células mortas e ativando a circulação.

Preparo: tire os caroços e macere meia xícara (chá) de uvas da sua preferência. Agora, misture duas colheres (sopa) de aveia em flocos grossos. Massageie a máscara com movimentos circulares no pescoço, rosto e colo.

Atenção! Se a fruta estiver ácida/azeda, pode manchar a pele. Por isso, ao final do tratamento, borrife uma mistura de 100 ml de suco de uva natural com uma colher (sopa) de mel na pele.


Namoro ou amizade? O Par perfeito te ajuda a encontrar a pessoa ideal, com os mesmos gostos e interesses que você. Clique aqui e confira


5 - Máscara hidratante com beterraba

O que ela faz: por formar uma película que retém água na pele, deixa-a hidratada.

Preparo: no liquidificador, bata uma beterraba pequena com 100 ml de água. Coe. Separadamente, esquente uma xícara (café) de água, onde você diluirá uma folha de gelatina sem sabor. Em seguida, misture com a beterraba batida e coada. Aplique no rosto.

6 - Máscara clareadora com chá verde

O que ela faz: deixa a pele mais uniforme e minimiza os pontos avermelhados e as marquinhas de acne.

Preparo: faça uma xícara (café) de chá verde – pode ser a versão em saquinho já pronta ou em folhas – coe e misture com uma colher (sopa) de açúcar mascavo. Massageie a máscara no rosto. Se quiser, adicione à mistura duas colheres (sopa) de salsinha bem picada.

7 - Máscara clareadora com iogurte

O que ela faz: renova as células e clareia a pele.

Preparo: misture uma colher (sopa) de açúcar mascavo com uma colher (sopa) de iogurte natural. Aplique no rosto.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: