Está sem tempo – ou dinheiro – para uma passadinha no salão? Confira dicas caseiras, fáceis e práticas, para você adotar hoje mesmo!

Cabelo ressecado, retenção de líquidos, ruguinhas indesejadas e pele manchada não precisam ser motivos para você se sentir mal na frente do espelho. Alguns truques caseiros – fáceis, práticos e baratos – ajudam bastante a minimizar os efeitos indesejados no corpo. Revelamos alguns deles.

  1. Fim do cabelo ressecado

Uma alternativa para mulheres que sofrem com fios secos é a hidratação com óleo de coco. "É altamente hidratante", afirma a dermatologista Carla Vidal, que ensina: "Aplique uma quantidade generosa apenas na extensão dos fios (e nunca no couro cabeludo). Faça uma trança e durma com o produto". No dia seguinte, é só lavar o cabelo normalmente. 

  1. Poros abertos para rotina de beleza

Toda manhã, invista em uma massagem facial para estimular a circulação sanguínea e abrir os poros. "É ideal fazer antes dos cuidados diários com a pele", ensina Monica Batista, biomédica especialista em biomedicina estética. Com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares. "Comece pelo queixo, seguindo até as orelhas. Suba até as maçãs do rosto e, depois, para a testa", indica. Na sequência, invista em uma esfoliação facial.

  1. Automassagem para drenar líquidos

Monica Batista também recomenda uma automassagem no abdômen que ajuda na redução da retenção de líquido, queima gordura e modela a pele – além de promover relaxamento e bem-estar. Pode ser feita com óleos ou mesmo com cremes redutores de medidas. "Deitada, comece a fazer movimentos de cima para baixo, atingindo toda a extensão da barriga, inclusive as laterais", explica. 

  1. Pepino para evitar rugas

Sempre que a funcionária pública Marlyn Freitas descasca pepinos para uma refeição, aproveita para passar a casca retirada no rosto, pescoço e área dos olhos. "É para evitar rugas", conta. O truque é fácil, fácil: basta esperar alguns minutinhos para a "gosminha" do vegetal agir e, depois, lavar com água fria. 

  1. Reduzindo a queda dos fios

Massagear a cabeça também é ótimo para ativar a circulação, o que reduz as chances de queda de cabelo. "Faça círculos com a ponta dos dedos do topo da cabeça até a base do crânio. Depois, puxe delicadamente o cabelo entrelaçando os dedos nos fios", detalha a biomédica Monica Batista. A massagem pode ser feita durante o banho. 

  1. Água de arroz para clarear a pele

Marlyn Freitas ainda adota outro truque bem simples para os cuidados com a pele: é só deixar o arroz de molho por cerca de 30 minutos – ou até o líquido ficar bem branquinho – e passar a água na face. "Uso no rosto, para amaciar e clarear a pele", revela. 

  1. Produtos antigos indispensáveis

A jornalista Bete Monta inclui produtos supertradicionais na rotina de beleza. "Passar óleo Johnson's com açúcar em todo o corpo, esfregando com a mão, ajuda a renovar a pele. Depois, é só tirar no banho. E pode usar no rosto também", diz. Outra dica dela é adotar o Leite de Rosas para limpeza de pele. "É só aplicar com algodão. Barato e eficiente", comenta. 


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Compartilhe com seus amigos