O corpo fala. E como fala! Um olhar diz muito sobre o que uma pessoa está pensando ou desejando. Um sorriso de canto de boca, uma mexida no cabelo, uma cruzada de pernas ou de braços... tudo isso faz parte de um conjunto de signos que usamos naturalmente para complementar a linguagem verbal, expressa pela fala.

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), descobriu que apenas 7% da nossa comunicação é realizada através da fala, enquanto que 38% acontece pela entonação que colocamos na nossa voz e 55% está em nossos gestos. Mas as primeiras pesquisas sobre o assunto foram realizadas por Charles Darwin, que afirmou que as emoções são universais e que pessoas de diferentes regiões do mundo são capazes de identificar as mesmas expressões para determinada emoção.

Então se é mesmo verdade que uma imagem vale mais que mil palavras, como costumam afirmar os publicitários, aprender a ler o que o corpo de outra pessoa está dizendo é uma grande forma de obter vantagem. Imagine uma situação de paquera, conquista amorosa, ou uma negociação financeira e até mesmo uma conversa franca para “colocar os pingos nos is”. Realizando uma perfeita leitura da linguagem corporal, você saberá se o outro está interessado, intimidado, mentindo, ansioso, apaixonado etc. Aí, é só traçar uma estratégia correta e partir para a vitória.

Conheça agora um pouco da linguagem corporal

1- Lábios comprimidos

De acordo com estudos sobre a linguagem corporal, comprimir os lábios é um sinal de que as coisas não estão indo muito bem e que, provavelmente, a pessoa está evitando dizer o que pensa.

2- Mão na boca

O gesto de tapar a boca com as mãos, na maioria das vezes, indica que a pessoa não está dizendo a verdade. A mentira também pode ser identificada em gestos semelhantes, como passar a mãos nos lábios, tocar o queixo ou posicionar objetos na frente da boca.

3- Olhos nos olhos

De acordo com os estudos sobre o tema, os olhos são a parte do corpo que mais revelam coisas sobre as pessoas. Se uma pessoa olha desfocadamente, ou leva o olhar para cima e para a direita, essa pessoa está confusa. Isso acontece porque, ao desviar o olhar, a pessoa certamente está buscando criar uma imagem mental. Sua fala será sem clareza e transmitirá certa insegurança. Olhar apenas para cima indica irritação e desprezo. Pessoas confiantes fazem contato visual constante. Já as pessoas que olham muito para o chão costumam ser tímidas ou reservadas, mas o gesto também pode indicar que estão desapontadas. Pupilas dilatadas demonstram interesse pelo assunto ou pelo interlocutor.

4- Testa contraída

Uma festa franzida, que por vezes pode vir acompanhada por um passar de mãos pela têmpora, não é um bom sinal. O gesto identifica tensão, dúvida ou nervosismo.

5 – Cabeça inclinada

Esse gesto é identificado como um sinal de afinidade que, se vier acompanhado por um sorriso, pode identificar uma pessoa brincalhona ou galanteadora. Mas se a cabeça for inclinada para baixo, a pessoa pode estar buscando esconder algo, seja timidez, vergonha ou mesmo descrença. Também pode indicar que a pessoa está refletindo sobre o que foi dito ou ainda por sinal de respeito. Já uma cabeça empinada significa ousadia e desafio, mas se vier acompanhada por um sorriso, pode indicar empatia e diversão. Lembre-se que pessoas com problema de visão também têm o costume de inclinar a cabeça para a frente.

6 – Braços e mãos

Você está falando algo e a pessoa que está te ouvindo, de repente, cruza os braços sobre o peito. Isso provavelmente indica que ela está resistente à sua fala. O gesto também é muito comum em pessoas que não se sentem confortáveis com suas aparências. Mas se a pessoa repousa os braços atrás do pescoço ou sobre a cabeça, a receptividade será bem maior. Repare também em suas mãos. Punhos cerrados indicam irritação e nervosismo.

7 – Aperto de mão

Um aperto de mão que se realiza com firmeza demonstra segurança, confiança e ampla capacidade. Mas preste bastante atenção na posição das mãos: se a palma estiver voltada para baixo, significa que a pessoa está deixando você iniciar a conversa e dominar o assunto. Se a palma estiver voltada para cima, é ele quem está a fim de conduzir a conversa.

Compartilhe com seus amigos