Trabalhadores que desejarem consultar seu extrato previdenciário em uma das unidades de atendimento deverão agendar o procedimento com antecedência no site Meu INSS ou pelo telefone 135. A informação de que novos serviços do INSS precisarão de agendamento prévio foi divulgada nesta terça-feira (3) pelo INSS e já passa a valer a partir da segunda quinzena de julho.

Também será necessário o agendamento para a realização de outros serviços como consultar o Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta.


Vale lembrar que todos esses serviços podem ser realizados pela internet, no site Meu INSS (meu.inss.gov.br) e no aplicativo para celular. No caso do extrato previdenciário, os interessados também poderão realizar a consulta em agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Desde o dia 24 de maio, o agendamento prévio já era necessário para outros serviços como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio de pagamento.

Meu INSS 

Para realizar o cadastro no site Meu INSS, tenha em mãos documentos de identificação e Carteira de Trabalho. O sistema fará perguntas para confirmar a identidade do usuário, do tipo datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se o segurado errar mais de uma pergunta, terá que aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para a Central 135, ou mesmo ir pessoalmente a uma agência do INSS.

Compartilhe com seus amigos