Pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis norte-americanos, Nina Simone nasceu em Tryon no dia 21 de fevereiro de 1933 com o nome de Eunice Kathleen Waymon, mas aos 20 anos adotou o nome artístico para poder cantar blues escondida de seus pais. O “Nina” veio de “menina”, em espanhol, e o Simone, uma homenagem à atriz francesa Simone Signoret, de quem era fã. Se viva, a grande diva estaria completando hoje 85 anos de muito sucesso.

Embora tenha se consagrado no jazz, Nina Simone também passeou por outros estilos musicais ao longo de sua carreira, como blues, folk, R&B, gospel, pop e até música clássica. Quando criança, estudou piano clássico no Juilliard School, em Nova York, e mais tarde tentou ingressar no Instituto de Música Curtis, na Filadélfia, mas foi impedida.

Depois de fracassar na tentativa de ser concertista, começou a trabalhar como pianista nos bares, primeiro em Nova York, depois em Atlantic City, onde, atendendo a pedidos dos donos dos bares, começou também a cantar. E assim começava uma muito bem-sucedida carreira, com hits como Feeling Good, Don't Let Me Be Misunderstood, Ain't Got No - I Got Life, I Wish I Knew How It Would Feel to Be Free, Here Comes The Sun e My Baby Just Cares For Me.

Sua canção Mississippi Goddamn tornou-se um hino ativista da causa negra. Sua luta contra o crescente racismo na década de 1960 nos Estados Unidos lhe rendeu grande notoriedade, sendo convidada para cantar no enterro do líder negro Martin Luther King.

Em uma de suas visitas ao Brasil, em 1990, a cantora gravou, ao lado da amiga Maria Bethânia, a canção “Ready to Sing – Pronta pra cantar”.

Nina Simone faleceu em 21 de abril de 2003, com 70 anos de idade, em seu apartamento na cidade francesa de Carry-le-Rouet, devido a um câncer de mama.

Compartilhe com seus amigos