Já está disponível no site do Senado Federal uma consulta pública a respeito do plebiscito para a revogação do Estatuto do Desarmamento. Iniciada na última segunda-feira (29), a consulta logo se tornou alvo nas redes sociais de apoiadores e opositores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que defende o desarmamento como forma de melhorar a segurança pública.

Um dia após o lançamento da consulta, a pesquisa já registrava 522 mil votos a favor e 692 mil votos contrários à realização do plebiscito. Para votar, é necessário realizar um pequeno cadastro no programa “E-Cidadania” informando nome, e-mail, Unidade Federativa onde reside e a senha que deseja utilizar para acessar o sistema.

Para responder à consulta, clique aqui.


O Estatuto do Desarmamento

O Estatuto do Desarmamento entrou em vigor no dia 24 de dezembro de 2003, após sanção do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, proibindo o porte de armas por civis. Dois anos depois, o governo realizou um referendo popular para saber se a população concordava com o artigo 35 do Estatuto, que tratava da proibição da venda de armas de fogo e de munição em todo o país. O artigo foi rejeitado por 63,94% dos votos.

Foi realizada uma grande campanha para que a população entregasse suas armas de fogo ao Estado, que resultou na entrega de 443.719 armas de fogo, que foram destruídas pelo Comando do Exército.

Compartilhe com seus amigos