Não é preciso de uma floreira ou uma varanda para ter uma horta em apartamento. Segundo Evandro Nogueira, da Paulista Paisagismo, imóveis com menos de 50 m² comportam um cantinho verde com temperos e hortaliças prediletas à mão. “Além de serem uma delícia para quem gosta de cozinhar, eles deixam o ambiente mais leve e bonito”, diz.

Mas, antes de sair comprando vasinhos de temperos, o especialista recomenda planejamento: “Já tive clientes que tiveram dificuldades para produzir, ou seja, as plantas não se desenvolviam por falta de sol ou secavam por ter muita luz elétrica”. Para que isso não aconteça com você, elencamos 10 dicas para montar uma horta em apartamento.


1. Planeje o espaço

Mapeie primeiro em que área do apartamento você pretende instalar a horta. A escolha entre uma externa (floreira ou varanda) ou uma interna (cozinha ou sala) interfere na seleção de espécies que melhor se adaptam ao sol e ao vento.


Crédito: Divulgação/Paulista Paisagismo

2. Atenção para a luz

“O sol da manhã é vitamina vida”, diz o paisagista. Mas o da tarde também vale. “O importante é que elas recebam luz solar” para fazer fotossíntese – em média 4 horas por dia. Atenção também para locais com muita luz elétrica. “As folhas secam”, adverte.


3. Cuidado com o vento

“Vento em excesso é prejudicial para a horta em apartamento, principalmente em varandas altas. Por mais que o ambiente seja espaçoso, verifique se é propício”, pondera. Temperos, em geral, não resistem a ventos fortes.

 

Crédito: Divulgação/Paulista Paisagismo

 

4. Os melhores temperos

  Os mais apropriados são:

- Alecrim

- Cebolinha

- Coentro

- Orégano

 - Salsinha

 - Sálvia

 - Tomilho

  “A principal regra é no mínimo 1 hora de sol, diariamente, de preferência pela manhã”, ensina.

  

5. As hortaliças mais resistentes

  Invista em:

 - Alface

 - Rúcula

 - Tomate-cereja

 “São as prediletas, mas temos centenas de opções que se adaptam facilmente, inclusive os chás, como capim-santo, erva-cidreira, hortelã e poejo, entre outros.”


Você conhece as melhores cidades para viver? Faça o teste e descubra


 
 
6. As frutas que se adaptam bem

  As mais indicadas são:

 - Jabuticaba

 - Limão

 - Morango

 - Pitanga

  

Podem ser plantadas em vasos e colocadas na varanda do apartamento. “Mas precisam de sol”. Lembra.

  Crédito: Divulgação/Paulista Paisagismo

Crédito: Divulgação/Paulista Paisagismo

  

7. Horizontal ou vertical

 

 Crédito: Divulgação/Paulista Paisagismo

 

Seja por espaço, seja por estética, a horta no apartamento pode ter diferentes formatos. Se a ideia for verticalizar, é preciso atenção na seleção das espécies, para que o vaso superior não impeça o crescimento dos demais.

 

8. Vasos sustentáveis

  “Vasos custam, em média, entre R$ 7 e R$ 10. Por outro lado, se formos pensar no custo-benefício, os feitos com garrafas PET ficam mais econômicos – e você ainda pode decorá-los de acordo com a sua criatividade”, pondera Evandro.

  

9. Como plantar

 Antes, prepare o vaso. No fundo, coloque argila ou brita, para drenar a água e também evitar que os furos entupam. Finalize com terra já adubada ou terra normal com adubo orgânico feito em casa, a partir de cascas de legumes e frutas.

 

10. Os cuidados

 Com exceção das frutíferas, que exigem adubação mensal com NPK – Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K) –, as demais não dão trabalho: basta regar e levá-las ao sol. “Crescem rápido e serão colhidas a curto prazo para serem consumidas.”

  

Leia também:

 Plantar é terapêutico; aprenda a cultivar ervas e temperos em casa 

Desvendamos 13 mitos da alimentação saudável


Compartilhe com seus amigos