Home > trabalho > 10 dicas para aumentar a produtividade

10 dicas para aumentar a produtividade

Especialistas dizem que mais rapidez é garantida com mudanças na alimentação e no ambiente profissional

 

Dmytro Zinkevych/Shutterstock
Dmytro Zinkevych/Shutterstock

Imagine finalizar suas tarefas mais rapidamente, sem perder qualidade. O cenário é a combinação perfeita: a agilidade característica dos jovens com a experiência acumulada pelos sêniores. Essa produtividade pode ser conquistada – e com apenas dez atitudes.

Os especialistas Valeria Nakamura, consultora em produtividade, e Emerson Weslei Dias, consultor de carreira e negócios, sinalizam o que fazer para se destacar entre colegas de qualquer idade. Tem mais: os ganhos podem não ser apenas profissionais, mas também se estender para a vida profissional.

1ESTABELEÇA OBJETIVOS

O fator que mais impede as pessoas de serem produtivas é a falta de objetivos claros, afirma Dias. Não adianta sair fazendo tudo se não houver planejamento. Só assim é possível “ter uma visão geral da agenda e definir os assuntos prioritários”, orienta ele.

2.CRIE UMA LISTA DE TAREFAS

Elabore um cronograma com as obrigações a serem realizadas. Segundo Dias, é necessário “entender o que é prioridade, para separar o que é urgente e o que é importante”. Depois disso, basta elencar as tarefas na agenda.

3.USA EXPERIÊNCIA

Um ponto essencial diferencia os trabalhadores mais velhos dos mais jovens: a bagagem pessoal e profissional. “Muitas empresas buscam os mais experientes para agregar conhecimento ao time”, revela Nakamura. Sêniores, acrescenta Dias, têm a habilidade de planejar e ponderar melhor, controlar a ansiedade e fazer mais com menos recursos. “É algo que só se adquire com o tempo”, considera ele.

Não perca nenhuma matéria. Cadastre-se e receba em seu e-mail.

4CONQUISTE AMIGOS

É natural que as empresas renovem seus quadros de funcionários ao longo dos anos, tornando mais difícil a missão de criar laços significativos com os colegas de trabalho. Ser capaz de fazer amigos resulta em um ambiente mais confortável e propício para o diálogo – e isso influencia diretamente na produtividade. “Se você se isola, perde a oportunidade de conhecer pessoas e usar braços alheios para as atividades que não consegue realizar”, afirma o consultor.

5CONTROLE A ALIMENTAÇÃO

Refeições pesadas, como uma bela feijoada, exigem mais do organismo e podem dificultar o dia de serviço e a concretização de atividades importantes. Deixe-as para os dias com menos obrigações. Quando estiver com muitas tarefas, prefira alimentos mais leves.

6DURMA MELHOR

Não tem segredo: quem dorme mal tem menos disposição e criatividade. Quem tem uma noite de descanso consegue solucionar os problemas com mais rapidez e eficiência.

7MUDO AMBIENTE

Um local de trabalho agradável torna mais leve a realização das tarefas do dia a dia, explica Nakamura. Quer dicas? Procure sentar longe da porta, utilize uma cadeira ergonômica e use plantas para decoração, que podem ajudar a melhorar a concentração, segundo ela.

8. APRENDA A DIZER NÃO

Não se engane: o aumento da produtividade não depende unicamente do empenho do funcionário. Em muitos casos, a falta de planejamento dos colegas pode roubar o tempo que você destinou para suas atividades. É preciso aprender a dizer não para favores e conversas improdutivas.

9. USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Dispositivos tecnológicos, como agendas eletrônicas e aplicativos, ajudam a agilizar as tarefas do dia a dia. Mas é preciso ficar atento para não se distrair, especialmente com as redes sociais.

10. FAÇA PAUSAS

O cérebro não é preparado para ficar muito tempo concentrado na mesma tarefa. Momentos no meio do expediente para descansar a mente e o corpo são fundamentais para render mais. Ouvir uma música e ficar de pé por um tempo trazem equilíbrio e energia para concretizar o trabalho, contam os especialistas.

Conheça nossos serviços gratuitos de requalificação profissional e aproveite.

Aproveitar agora

Leia Também