Tem muitos brasileiros contando os dias para chegar 12 de maio, 16 de junho ou 14 de julho, próximas datas para saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de quem nasceu, respectivamente, em junho/julho/agosto, setembro/outubro/novembro ou dezembro.

De olho neles, instituições financeiras acenam com a possibilidade de "adiantamento" do saldo a receber. Embora possa ser uma oportunidade de liquidar dívidas ou afastar a inadimplência, é preciso estar atento aos juros e colocar na ponta do lápis prós e contras para que a decisão não traga prejuízos.

Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, diz que o adiantamento “é uma ótima opção para sanar dívidas atrasadas, como as de cartões de crédito ou de créditos especiais em bancos”, já que, normalmente, os juros nessas transações costumam ultrapassar a casa dos 9% ao mês. “Nesse caso, haverá um enorme ganho por parte do beneficiário.”

Por outro lado, pode não ser uma boa opção para quem tem dívidas com juros inferiores ao cobrado pelos adiantamentos, que variam de 2% a 4% ao mês. E acrescenta: ”Se a pessoa estiver em dia com suas contas, o valor apenas representará a aquisição de uma dívida”.

Aqueles que não necessitam do dinheiro “devem aguardar a data correspondente, sacá-lo e reaplicá-lo em uma taxa mais rentável”, orienta. A taxa paga no FGTS é de 3% + TR ao ano, enquanto a poupança rende 5% + TR e outras aplicações, como Tesouro Direto, podem chegar a 10% ao ano.

Na hora do saque nas agências da Caixa, o consultor dá mais um alerta: “Os funcionários responsáveis pelo atendimento receberam treinamentos para oferecer diversas vantagens em compra de seguros de vida e títulos de capitalização e, como recebem comissões pelas vendas, são demasiadamente persuasivos”.

Há um serviço específico no site da Caixa em que é possível verificar se a pessoa possui contas inativas de FGTS e qual o valor a receber.  Clique aqui. Por telefone, o atendimento é feito pelo número 0800-726-2017.

Clique aqui e leia também: Maiores de 70 não precisam esperar para sacar o FGTS de conta inativa

Compartilhe com seus amigos